Notícias
JOGOS ELETRÔNICOS
No Chile, MinC participa de reunião de programa ibero-americano voltado ao setor de games
Foto: Divulgação
O Ministério da Cultura (MinC) participou no dia 11 de abril, em Santiago, no Chile, da reunião constitutiva do Conselho Intergovernamental do Programa IberVideojogos. A ação de cooperação ibero-americana busca o fortalecimento e desenvolvimento dos videogames como setor estratégico para a promoção e a criação de serviços produtivos inovadores. Brasil, Argentina, Chile, Espanha e Uruguai já aderiram à iniciativa, enquanto o México figura como país convidado. Já Coreia e França são países observadores.
No encontro foram tratadas a aprovação do regulamento interno do Programa, a formação do fundo financeiro e a eleição da presidência do Conselho Intergovernamental, além da aprovação do plano de ação inicial, eleição da unidade técnica e proposta de imagem institucional.
“A participação do Brasil no Ibervideojogos representa mais um passo decisivo na consolidação do setor de jogos eletrônicos como parte da política cultural brasileira. O MinC tem atuado para fortalecer esse ecossistema criativo, reconhecendo o potencial dos games para a geração de emprego, renda e inovação. Estamos comprometidos com uma agenda que promova o desenvolvimento sustentável do setor, com foco na inclusão, na diversidade e na valorização dos talentos brasileiros nesse campo”, afirma a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga.
Origem
O projeto surgiu em 2023, após seminário sobre o segmento de jogos eletrônicos promovido pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib). No ano seguinte, a Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e Governo aprovou a criação do Programa Ibero-Americano para o Fomento e Desenvolvimento dos Jogos Eletrônicos.
A iniciativa visa colaborar para a consolidação dos jogos eletrônicos como área que estimule o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda, com enfoque inclusivo. O objetivo é o fortalecimento das políticas públicas de promoção e regulação do segmento e a contribuição à melhora da competitividade de seus agentes.
O plano de ação do IberVideojogos prevê que os países membros farão levantamento de dados e consolidação de estatísticas sobre o setor de games, bem como impulsionar a integração da comunidade de jogos e fortalecer os vínculos entre instituições públicas e privadas interessadas.