Notícias
IGUALDADE DE GÊNERO
Margareth Menezes participa de Almoço pela Igualdade no Trabalho
Foto: Filipe Araújo/MinC
Nesta quarta-feira (16), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou do Almoço pela Igualdade no Trabalho, realizado no tradicional restaurante Tia Zélia, em Brasília. O encontro reuniu ministras, secretárias-executivas e nacionais do Governo Federal, entre elas Cida Gonçalves (Mulheres), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Esther Dweck (Gestão e da Inovação). Na ocasião, foi apresentado o terceiro Relatório da Igualdade Salarial entre Homens e Mulheres, documento elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego em parceria com o Ministério das Mulheres.
O documento aponta que, apesar da desigualdade salarial ainda persistir no país, há avanços importantes, como o aumento no número de empresas que reduziram a diferença salarial para até 5% entre homens e mulheres que ocupam os mesmos cargos.
A ministra Margareth Menezes reforçou o compromisso da Cultura com a pauta da igualdade de gênero e elogiou a iniciativa.
“É muito significativo estarmos aqui para fortalecer a presença das mulheres no Governo do presidente Lula. Essa é uma iniciativa fundamental num país onde ainda enfrentamos a dura realidade do feminicídio — uma luta que o Ministério das Mulheres enfrenta com tanta coragem e competência. Precisamos afirmar cada vez mais a nossa presença e os nossos direitos”, disse.
Ela também lembrou que o MinC adota ações concretas de valorização das mulheres, como cotas em editais e incentivo à participação feminina no setor cultural. “No Ministério da Cultura, temos cotas para mulheres e estamos lançando editais voltados ao fortalecimento do trabalho das mulheres trabalhadoras da cultura em todo o Brasil. O Ministério da Cultura está à disposição para unirmos forças e construirmos um país melhor para todos nós”, afirmou.
Também estiveram presentes os ministros Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República).