Notícias
ENCONTRO
Margareth Menezes participa da primeira reunião ministerial do ano
Fotos: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza, nesta segunda-feira (20), a primeira reunião ministerial do ano. O encontro na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência em Brasília (DF), conta com a participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e de titulares de outras 37 pastas do Governo Federal.
No discurso de abertura, o presidente destacou o objetivo da atividade. “Esta reunião tem uma característica especial. Essa não será uma reunião qualquer. Esta será uma reunião em que a gente vai definir concretamente o que a gente vai realizar até o final de 2026".
Na sequência, ele completou: “Tudo aquilo que a gente já anunciou à sociedade vai aparecer agora. É preciso que a gente saiba que 2025 é o ano da grande colheita de tudo aquilo que a gente prometeu ao povo brasileiro. E nós não podemos falhar", concluiu Lula.

- .
Depois da fala de Lula, os ministros apresentam um balanço de suas respectivas pastas e das ações que serão implementadas nos próximos meses.
Entre as realizações da Cultura nos últimos dois anos, a ministra Margareth Menezes abordou iniciativas no campo da nacionalização da política cultural, como a Lei Paulo Gustavo (LPG) e a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Lei Rouanet, Política Nacional Cultura Viva e as aprovações do Sistema Nacional de Cultura e do Marco do Fomento.
Ela tratou ainda dos investimentos no setor audiovisual, da Política Nacional das Artes e de ações nas áreas do patrimônio cultural, museus, Formação, Livro e Leitura, economia criativa, direitos autorais, Programa Territórios da Cultura (CEUs da Cultura e MovCEUS), parcerias interministeriais, Cultura no G20, 4ª Conferência Nacional de Cultura e Novo Plano Nacional de Cultura. Margareth Menezes também traçou um panorama das próximas entregas da Pasta.