Notícias
EDUCAÇÃO
Margareth Menezes participa da abertura do I Fórum de Reitores Brasil-África, em Brasília
Foto: Ricardo Stuckert /PR
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou nesta segunda-feira (25), em Brasília (DF), da abertura do I Fórum de Reitores Brasil–África, encontro que reúne representantes de instituições de ensino superior brasileiras e africanas para fortalecer parcerias acadêmicas, científicas, tecnológicas e culturais entre os países do Sul Global. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Educação (MEC), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Durante a cerimônia de abertura, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância estratégica da aproximação entre Brasil e África e defendeu o fortalecimento da cooperação universitária entre os países do Sul Global.
“Este primeiro Fórum Brasil-África de Reitores, que se inicia hoje, é um passo para fortalecer e expandir nossa cooperação universitária. Esta iniciativa é um convite a olhar para o futuro e reconhecer a centralidade desse continente para o mundo. A África é juventude, é inovação, é diversidade”, afirmou o presidente. Lula também ressaltou o papel das universidades na promoção do pensamento crítico, da ciência e da redução das desigualdades sociais.
Segundo a ministra Margareth Menezes, a iniciativa fortalece a aproximação entre cultura, educação e cooperação internacional. “Retomar e aprofundar a cooperação cultural com a África é um gesto de justiça histórica e, ao mesmo tempo, um investimento no futuro”, afirmou. A ministra completou: “Fortalecer os laços com a África é, também, fortalecer o Brasil”.
O ministro da Educação, Leonardo Barchini, afirmou que o fórum “expressa o desejo brasileiro e africano de fortalecer a união e a cooperação do Sul Global”.
“Este primeiro Fórum de Reitores Brasil-África representa mais um passo na direção iniciada em 2003: aproximar ainda mais o Brasil e o continente africano por meio do conhecimento”, destacou o ministro.
Capes Move África
Durante a abertura, também foi assinado o termo de compromisso do programa CAPES Move África, iniciativa voltada à ampliação da mobilidade acadêmica e da cooperação universitária entre o Brasil e países africanos. O programa prevê a oferta de bolsas para estudantes africanos de mestrado e doutorado realizarem parte de seus estudos em instituições brasileiras.
Para o secretário de Educação Superior do MEC, Marcus Vinicius David, o fórum reforça o papel das universidades na construção de uma agenda de cooperação internacional baseada no intercâmbio de conhecimentos e no desenvolvimento conjunto entre os países do Sul Global.
“Quando afirmamos que queremos um mundo de cooperação, de amizade e de intercâmbio de conhecimentos, estamos reafirmando o papel transformador da educação”, afirmou o secretário.
A ministra da Igualdade Racial, Raquel Barros, ressaltou a importância da aproximação entre Brasil e África a partir da promoção da igualdade racial, da memória e da valorização das populações afrodescendentes. “A relação entre Brasil e África também se fortalece pelo reconhecimento da nossa história comum e pela construção de políticas voltadas à reparação e à valorização das populações negras”, destacou a ministra.
Participam do fórum delegações de 33 países africanos, representando 75 universidades do continente, além de universidades federais, estaduais e comunitárias brasileiras. Ao longo da programação, os participantes discutem temas como internacionalização do ensino superior, mobilidade acadêmica, inteligência artificial, desenvolvimento sustentável e inovação.
De acordo com o secretário-geral da Associação de Universidades Africanas, Olusola Bandele Oyewole, a cooperação acadêmica é fundamental para enfrentar desafios comuns aos países do Sul Global. “Precisamos construir soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelos nossos países por meio da educação, da ciência e da cooperação universitária”, disse.
Já a reitora da Universidade de Cabo Verde, Astrigilda Pires Rocha Silveira, avaliou que o encontro representa “um encontro de futuro entre povos que reconhecem, na educação, uma das maiores forças de transformação das nossas sociedades”. A reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Georgina Gonçalves, também destacou que “nossos laços diplomáticos são históricos” e vêm sendo fortalecidos por meio da cooperação acadêmica, científica e cultural entre Brasil e África.
I Fórum de Reitores Brasil–África
O I Fórum de Reitores Brasil–África segue até o dia 27 de maio, com seminários temáticos, reuniões bilaterais e debates voltados ao fortalecimento da cooperação entre instituições de ensino superior brasileiras e africanas. Entre os temas discutidos estão mobilidade acadêmica, transformação digital, justiça racial, sustentabilidade, inovação e inteligência artificial.