Notícias
FORMAÇÃO
Inscrições para curso de trilha sonora para artes ao vivo encerram nesta sexta-feira (28)
Foto: Reprodução/Escult
O Ministério da Cultura (MinC) informa que o prazo para inscrições no curso curso livre de Trilha Sonora para as Artes ao Vivo: Performance, Dança, Teatro e Artes Circenses termina nesta sexta-feira (28). A iniciativa, resultado da parceria entre o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), tem o objetivo de qualificar estudantes e profissionais do mundo das artes e da música sobre os processos estéticos, históricos e técnicos da criação de trilha sonora para as artes ao vivo.
As inscrições podem ser realizadas no site da Escult.O curso é gratuito e realizado na modalidade a distância. A formação foi elaborada pelos professores Marcos Santos e Vicente e destinada a estudantes e/ou trabalhadores do setor cultural.
“O curso tem como horizonte propor perspectivas sobre concepção estética, histórica, técnica e contextual para criação de trilha sonora junto às artes ao vivo. Buscamos oferecer à pessoa cursista reflexões sobre a amplitude do conceito de trilha sonora para além da ideia de música, abordando temas complementares deste campo como; o som acusmatico, som diegético e extradiagético, práticas de escuta e paisagem sonora”, afirmou o professor e coordenador do curso, Marcos Santos.
Com uma carga horária de 50 horas, o conteúdo é dividido em dois módulos e apresentará conceitos sobre trilha sonora, promover uma reflexão acerca das perspectivas sobre as artes ao vivo, ampliar perspectiva sobre música, dramaturgia-musical e música diegética e introduzir estratégias de co-criação entre obra cênica e obra sonora.
Escult
A Escult foi desenvolvida pela Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura (Dtrac), da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), juntamente com o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Ela integra o Programa de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura. Em acordo com o Plano Nacional de Cultura (PNC), a proposta é oferecer cursos livres, de Formação Inicial e Continuada (FIC) e de pós-graduação.
Mais informações no site da Escult.