Notícias
HOMENAGEM
Dia do Bibliotecário: FBN exibe documentário sobre María Moliner
Em comemoração ao Dia do Bibliotecário, celebrado em 12 de março, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), em conjunto com o Instituto Cervantes, homenageia os profissionais da informação com a exibição do documentário “María Moliner. Tendiendo Palavras, de Vicky Calavia (2016), sobre umas das mais ilustres figuras da cultura espanhola: a bibliotecária e lexicógrafa espanhola María Moliner.
O evento gratuito será realizado nesta sexta-feira (14), das 15h às 17h, no Auditório Machado de Assis, na sede da Biblioteca Nacional, no Centro do Rio. A exibição será precedida de uma apresentação por José Vicente Ballester, diretor do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, na qual contextualizará o momento histórico em que se insere María Moliner.
Sobre María Moliner
Comprometida com a sua profissão, tendo trabalhado na Biblioteca Nacional da Espanha, no Arquivo Geral de Simancas e na Biblioteca Técnica Superior de Engenheiros Industriais de Madri, María Moliner marcou a história da sociedade espanhola do século 20, ao impulsionar a criação de uma rede de bibliotecas rurais e redigir o Manual Instrucciones para el Servicio de Pequeñas Bibliotecas - que serviram de referência para a institucionalização dos modernos serviços das bibliotecas públicas na Espanha.
Além dos livros, sua outra paixão era pelas palavras, tendo elaborado o Diccionario de Uso del Español, obra pioneira e essencial para o uso correto de vocábulos e expressões da língua espanhola.
Serviço:
“María Moliner – O Documentário de uma Vida entre os Livros e as Palavras”
Data: 14/03 (sexta-feira).
Horário: das 15h às 17h.
Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional.
Endereço: Rua México, s/nº (entrada pelo jardim), Centro, Rio de Janeiro.
Informações: bibrio@cervantes.es.
Transmissão ao vivo. Clique aqui para acessar.
Grátis.