Notícias
INTERMINISTERIAL
Cultura e Saúde ampliam diálogo para implementar ações conjuntas
Foto: Erasmo Salomão/SAES/MS
Fortalecer as ações intersetoriais que tenham como objetivo promover a saúde mental por meio de atividades e projetos culturais nos territórios. Esse foi o tema central da reunião realizada nesta terça-feira (4) entre a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), do Ministério da Cultura (MinC), Márcia Rollemberg, e o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Adriano Massuda, além de suas respectivas equipes técnicas.
Entre as propostas debatidas está a realização de um mapeamento nacional das iniciativas que conectem cultura e saúde, tanto nas redes de Pontos e Pontões de Cultura, no âmbito da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), quanto nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centros de Convivência. Outra possibilidade é a oferta de formação para fazedores de cultura e profissionais de saúde, buscando disseminar a importância da cultura na prevenção e cuidado em saúde mental.
Essas ações já fazem parte da implementação do Acordo de Cooperação Técnica assinado pelas ministras da Cultura, Margareth Menezes; e da Saúde, Nísia Trindade, em agosto de 2024, no Rio de Janeiro.
Reunião
Também participaram da reunião a diretora de Promoção da Diversidade Cultural, Karina Gama, e a coordenadora Shirley Rodrigues, além da diretora do Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Sônia Barros, e o coordenador-geral de Desinstitucionalização e Direitos Humanos da Rede de Saúde Mental, João Mendes.