Notícias
CULTURA POPULAR
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular inaugura primeira exposição de 2025
Foto: Francisco Moreira da Costa/CNFCP
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio de Janeiro, inaugura, nesta quinta-feira, 13 de março, às 17h, a primeira exposição do calendário do Programa Sala do Artista Popular (SAP) em 2025. A mostra Fantástico Feminino: a Arte de Rosana Pereira, formada por obras em cerâmica que fundem gente e bicho em cenas corriqueiras da vida real, sempre com bom humor e criatividade, terá entrada grátis até 18 de maio.
Catálogos à disposição do público e um vídeo proporcionam aos visitantes ainda mais contato com a obra da artista plástica mineira, que, pela primeira vez, expõe no Rio de Janeiro. “É uma oportunidade muito boa mostrar meu trabalho no Programa Sala do Artista Popular. Antes, minhas peças já faziam parte de mostras, mas só agora estarei presente e acompanhando de perto”, conta Rosana.
Terceira geração de uma tradicional família de ceramistas do Vale do Jequitinhonha (MG), a artista molda o barro desde criança, de brincadeira. “Mas vendia nas feiras o que criava”, lembra. Importante referência na cerâmica do Vale do Jequitinhonha, a família de Rosana tem obras em acervos públicos e privados dedicados ao artesanato tradicional brasileiro.
Breve histórico da Sala do Artista Popular (SAP)
Diretor do CNFCP/Iphan, Rafael Barros Gomes ressalta que o Programa SAP é uma política cultural de relevo. São mais de 40 anos contínuos promovendo a vinda de artistas e suas obras para exposições no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, onde há o Espaço de Comercialização, que vende esses trabalhos. Mais: dando visibilidade ao artesanato tradicional de Norte a Sul do País. “Sobretudo, é um programa pioneiro na perspectiva de políticas voltadas para o campo do artesanato de tradição cultural, compreendendo o fazer artesanal das diferentes comunidades do Brasil”, explica.
O Programa SAP do CNFCP/Iphan, que desde 1983 fomenta a venda dos trabalhos feitos nos mais distantes rincões do país, já contou com a participação de mais de 4 mil artesãos.
Serviço
Fantástico Feminino: a Arte de Rosana Pereira – Individual da ceramista de Caraí (MG), formada por obras figurativas. Todas à venda.
Período: 13 de março até 18 de maio
Local: Sala do Artista Popular do CNFCP/Iphan – Rua do Catete, 179. Catete, Rio de Janeiro (em frente à estação de metrô do Catete; ou entrada lateral pelo jardim do Museu da República).
Entrada Franca. Tel. 21 3032.6052
Dias e horários de visitação: terças-feiras a sextas-feiras, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h