Como parte das ações voltadas à difusão do audiovisual nacional, o Ministério da Cultura, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), realizam um estudo técnico de viabilidade para a criação de um Circuito de Salas de Cinema em Rede. A pesquisa tem como objetivo mapear infraestruturas já existentes em universidades federais, institutos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, museus, centros culturais e outros equipamentos culturais federais, identificando o potencial de adesão voluntária dessas instituições à ampliação do parque exibidor no país.
O estudo representa um desdobramento natural do trabalho desenvolvido pela RNP desde 2012, com o projeto Cinemas em Rede, apoiado pelo MinC, que conectou salas de cinema de universidades e institutos federais em um modelo de exibição colaborativa. Essa trajetória evoluiu para a criação da Rede de Colaboração de Comunidade (RCC Cinemas e Exibidores), consolidando um ambiente de articulação e intercâmbio entre as chamadas Organizações Usuárias (OUs). A proposta do novo circuito visa aproveitar essa experiência acumulada para ampliar o alcance do cinema brasileiro, democratizar o acesso e fortalecer a formação de público em todo o território nacional.
Com os estudos em andamento, a expectativa é que, em breve, o Brasil possa contar com um circuito público de cinema tão diverso quanto suas instituições de ensino e cultura.