Notícias
FGV realiza workshop sobre parcerias internacionais equitativas em pesquisa no dia 4 março
A Fundação Getulio Vargas (FGV), com financiamento da The British Academy e apoio do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), realiza no dia 4 de março, a partir das 12h, a 4ª edição do Workshop “Fortalecendo Parcerias Equitativas de Longo Prazo para Ampliar Cooperações Internacionais”. O encontro será realizado no Auditório do CNPq, em Brasília (DF).
Destinado a pesquisadores e alunos de pós-graduação, o evento reunirá especialistas, gestores de pesquisa e representantes de agências de fomento para debater estratégias voltadas à construção e manutenção de parcerias internacionais equitativas de longo prazo. É possível se inscrever gratuitamente clicando aqui.
O workshop busca aprofundar o diálogo sobre expectativas dos financiadores, desafios das instituições de pesquisa e oportunidades de cooperação internacional, além de refletir sobre como Escritórios de Desenvolvimento de Pesquisas podem fortalecer a atuação de pesquisadores e instituições brasileiras em projetos colaborativos de impacto global.
A programação contempla debates com representantes de agências nacionais e internacionais de financiamento de pesquisas, assim como dos Escritórios de Desenvolvimento de Pesquisas, sobre os desafios enfrentados e possíveis estratégias de superação, além das oportunidades existentes para cooperação internacional.
Também participarão do evento a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Associação Brasileira de Gestores de Pesquisa (Brama), além de instituições internacionais como UK Research and Innovation (UKRI), University of Glasgow, Imperial College London, Manchester University (todas do Reino Unido) e University of Pretoria (África do Sul).
As discussões sobre o papel dos Escritórios de Desenvolvimento de Pesquisas (RDOs) como estruturas essenciais para estimular, organizar e sustentar colaborações globais também fazem parte da programação. Informações sobre as edições anteriores, realizadas em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Salvador (BA), estão disponíveis no site rededepesquisa.fgv.br.