Notícias
Oportunidades externas
Convocatória CYTED para formação de redes ibero-americanas de pesquisa está aberta até dia 02/05
Logo do Programa CYTED - Foto: CYTED
A Convocatória para Apresentação de Propostas CYTED 2025 – Redes Temáticas está aberta até dia 2 de maio, às 17h, horário de Madri, Espanha. As redes são grupos de investigação e empresas da Ibero-América, que trabalham em conjunto para resolver problemas comuns a partir de uma perspectiva local. O objetivo é atuar de forma cooperativa, facilitando e impulsionando a geração de novas atividades relacionadas à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação tecnológica.
Lélio Fellows Filho, coordenador-geral de Cooperação Internacional em CT&I do CNPq, lembra que o CYTED é o mais antigo programa de cooperação em Ciência e Tecnologia na Iberoamérica, com atuação ininterrupta desde sua fundação, em 1984. O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq) é uma de suas entidades fundadoras e, desde o início, é o representante brasileiro nas instâncias decisórias e de gestão do CYTED. “O CYTED lança anualmente chamada para a criação de Redes Temáticas nas suas áreas de atuação com financiamento do próprio Programa. É uma oportunidade para os pesquisadores brasileiros aumentarem sua presença no ambiente de C&T Iberoamericano, por meio da participação nas Redes Temáticas”, afirma Fellows, que ressalta a forte presença brasileira nas redes temáticas do CYTED.
Este ano, as linhas de investigação abertas para redes temáticas são das seguintes áreas: Saúde; Energia; Agroalimentar; Ciência e Sociedade; Promoção do desenvolvimento industrial; Desenvolvimento sustentável, Alterações Globais, Ecossistemas e Tecnologias da informação e da Comunicação. Todas as propostas submetidas à convocatória deverão ter duração máxima de 48 meses e especificar somente o orçamento para o primeiro ano, que não poderá ser superior a 20 mil euros. No caso de a proposta ser contemplada, o orçamento para os anos seguintes será solicitado de forma anual. A dotação orçamentária poderá variar a cada ano, em função da disponibilidade de orçamento do programa.
O coordenador da proposta deve ser uma pessoa ligada a empresas públicas ou privadas com capacidade e atividade comprovada em ações de pesquisa desenvolvimento e inovação ou pertencer a centros públicos ou privados de pesquisa e desenvolvimento, como universidades públicas ou entidades privadas com capacidade e atividade comprovadas em ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação. As entidades de que o coordenador da proposta fizer parte devem ter sede em um dos seguintes países: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Espanha, Uruguai e Venezuela. Outras instituições de terceiros países e organizações internacionais podem participar como parceiros, porém terão de arcar suas atividades com os próprios recursos. O Programa CYTED não financiará a participação dessas entidades.
Para que a proposta seja submetida a processo de avaliação científica e tecnológica há necessidade de cumprimento de alguns requisitos, como a rede ser constituída por grupos de, ao menos, seis países ibero-americanos signatários do programa CYTED. A proposta também deve estar de acordo com os objetivos gerais do programa CYTED, com estratégia bem definida de transferência de tecnologia e conhecimento envolvendo os beneficiários finais. Caso a proposta receba cofinanciamento, deve ser anexada à candidatura uma carta de compromisso assinada pelo grupo ou instituição que concedeu esse financiamento, especificando o montante e os elementos para os quais será utilizado, e indicando, ademais, se são recursos adicionais ou financiamento em espécie.
Maiores detalhes sobre a convocatória, apresentação de propostas e preenchimento dos formulários oficiais podem ser encontrados no sítio eletrônico do Programa CYTED, na seção “Convocatórias – Redes Temáticas”. A convocatória 2025 não contemplará pedidos de prorrogação de ações ainda vigentes no âmbito do programa CYTED.