Notícias
CNPq ofertará mais de 4.800 mil bolsas de mestrado e doutorado em todo o país em 2026; veja o resultado final da chamada PIBPG
Imagem ilustrativa mostra estudantes debatendo em biblioteca. - Foto: Imagem de Freepik
O resultado final da chamada 2025 do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) - Ciclo 2026 confirma a contemplação de 187 propostas institucionais, que receberão, ao todo, 4.858 bolsas, sendo 3.329 de mestrado e 1.529 de doutorado. A taxa de aprovação alcançou 92% da demanda de proponentes da chamada, com investimento de mais de R$ 430 milhões do orçamento próprio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Confira o resultado final.
O cronograma de implementação das bolsas divide-se em dois períodos, com preenchimento de metade das bolsas em cada um deles, de acordo com a programação orçamentária do CNPq. Confira os prazos:
1º Período
Datas: 1º de março a 15 de maio de 2026
Quantidade de bolsas: 50% do total aprovado para a instituição
2º Período
Datas: 1º de agosto a 15 de outubro de 2026
Quantidade de bolsas: 50% do total aprovado para a instituição
O resultado final informa os quantitativos anuais de bolsas aprovados para cada instituição. Cada representante institucional receberá imediatamente, por meio da Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC), mensagem informando a disponibilidade de 50% do total aprovado, percentual que deverá ser preenchido no 1º período de indicações, ficando os 50% restantes para o segundo semestre de 2026.
“O Programa passou por uma transição significativa nos últimos anos. A partir de 2019, foi implementada uma nova sistemática de concessão de bolsas, em substituição ao modelo anterior baseado em quotas fixas por Programa de Pós-Graduação (PPG). Com o novo formato, as bolsas de mestrado e doutorado (GM e GD) passaram a ser concedidas diretamente às Instituições de Ensino Superior (IES) ou às Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), e não mais aos PPGs, possibilitando uma distribuição mais equitativa e justa", explica a diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação do CNPq, Dalila Andrade Oliveira. "Lamentavelmente, por restrições orçamentárias, a concessão de bolsas pelo CNPq está bastante aquém da demanda apresentada pelas ICTs, mas temos envidado esforços no sentido de ir paulatinamente recompondo as perdas sofridas até 2022”, destaca.
No âmbito do PIBPG, o CNPq tem trabalhado no sentido de mitigar, por meio da distribuição de bolsas, as desigualdades entre os estados brasileiros. Nesta edição, a chamada manteve o modelo de submissão de 2024, que permitiu às instituições escolherem uma faixa indicativa de acordo com sua dimensão e capacidade instalada, visando apoiar projetos institucionais de forma mais alinhada às realidades e trajetórias de cada instituição.
O diferencial da chamada foi a criação de um bônus na avaliação para propostas institucionais que demonstrassem políticas, programas ou ações estruturadas de equidade e inclusão. A iniciativa valoriza instituições comprometidas com a diversidade e com a democratização do acesso à formação científica de alto nível.
O PIBPG apoia a formação de pesquisadores concedendo bolsas de mestrado e doutorado que atendem programas de pós-graduação (PPG) acadêmicos stricto sensu indicados por suas respectivas instituições.
Acesse a página da Chamada nº 12/2025 - Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG).