Notícias
Pesquisadora Monica Felts será a nova diretora científica do CNPq
A nova diretora científica do CNPq, Monica Felts - Foto: Luara Baggi (Ascom/MCTI)
A Diretoria Científica (DCTI) do CNPq será ocupada pela pesquisadora Monica Felts de La Roca Soares, em substituição ao professor Olival Freire Jr., que assumiu recentemente a presidência da instituição no lugar de Ricardo Galvão.
Docente do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Pernambuco e ex-diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Felts teve seu nome chancelado pela ministra Luciana Santos para assumir o cargo.
Responsável por algumas das mais tradicionais ações do CNPq - a exemplo das chamadas Universal, de Produtividade e de Bolsas no País, além de executora das ações do programa Conhecimento Brasil e das chamadas em parceria com o Ministério da Saúde - a DCTI é uma das duas diretorias finalísticas do CNPq. Entre suas principais atribuições estão coordenar as ações de fomento de ciência, tecnologia e inovação relacionadas a todas as áreas do conhecimento; promover a gestão integrada das ações de fomento a projetos de pesquisa, eventos científicos, visitas técnicas, intercâmbios científicos e congêneres; promover a gestão das ações de divulgação científica e popularização da ciência; negociar instrumentos de cooperação, parcerias, acordos e convênios; e fomentar projetos de pesquisa institucionais e a implementação permanente de ações e políticas públicas em ciência, teconologia e inovação.
"Monica Felts é uma pesquisadora de destaque, preenche os requisitos para assumir a DCTI e vai ser um importante reforço à atual diretoria", avalia o presidente do CNPq, recordando a "produtiva parceria" que Felts estabeleceu com o Conselho em sua passagem pelo Ministério da Saúde.
"Assumo a Diretoria Científica do CNPq com a missão de contribuir com o fortalecimento da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico no Brasil, pilares fundamentais para a soberania nacional. Nossa atuação será em diálogo constante com a comunidade científica e iremos trabalhar para a valorização da ciência e dos pesquisadores brasileiros", afirma a nova diretora.
Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (INCT iCEIS), Monica Felts desenvolve pesquisa interdisciplinar aplicada à tecnologia farmacêutica e à biotecnologia voltada ao enfrentamento de desafios de saúde pública. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) do CNPq e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC), ela é professora permanente dos Programas de Pos-Graduação PPGCF e PPGIT da UFPE e já foi docente na Universidade Federal do Piauí, tendo realizado estágio doutoral na Universidade do Kansas (EUA) e atuado também na indústria farmacêutica.
Felts tem histórico de atuação internacional em ações de fomento à colaboração multissetorial (envolvendo comunidade científica, setor público, sociedade civil e indústria) na promoção da saúde pública e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Recentemente, adquiriu experiência na interface entre ciência e políticas públicas, ao ocupar a diretoria do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde do Brasil, onde se concentrou na gestão pública estratégica, na formulação de políticas nacionais e na aceleração da transferência de tecnologia para a implementação dos ODS no país.