Notícias
Conferência livre debateu o papel estratégico dos INCTs
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico realizou, nesta segunda-feira (26), a Conferência Livre "Programa INCT", no âmbito da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI).

- O evento foi aberto pelo presidente do CNPq, Ricardo Galvão. Foto: Marcelo Gondim - ACS/CNPq
Realizada em Brasília (DF), com transmissão ao vivo pelo canal do CNPq no Youtube, o encontro discutiu o papel estratégico dos institutos no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia do Brasil, com o objetivo de contribuir com a temática Eixo I da CNCTI: "recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação".
Anfitrião do evento, o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, elogiou a iniciativa de retomar a 5ª Conferência Nacional e a escolha do tema para o debate livre. “Este encontro acontece no momento em que haverá a avaliação dos INCTs no Brasil. Mas, temos que ter uma visão de futuro e de como aprimorar o programa”, lembrou. Na atualidade, são 204 INCTs em vigência em todo o país, abrangendo todas as áreas de conhecimento - ciências humanas, biológicas, exatas e agrárias - e milhares de pesquisadores e bolsistas.
O secretário-geral adjunto da 5ªCNCTI, Anderson Gomes, esteve presente na abertura da mesa e destacou a importância do espaço democrático para debater junto à sociedade os anseios e necessidades na área de CT&I. “Estamos com muitas atividades. Este é um momento de construção. Temos atualmente mais de 100 atividades em curso para tratar diversos temas. E vamos realizar, pela primeira vez, conferências estaduais em todos os estados brasileiros”, disse.
Representando a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Guilherme Calheiros, elogiou a iniciativa no âmbito da programação. “Sabemos hoje da importância dos INCTs e do trabalho para mantê-los em operação no país. Este é um compromisso do ministério com a ciência e tecnologia no Brasil. A conferência é de extrema importância para ouvir a sociedade e há 14 anos que ela não acontecia”, afirmou.
Também fizeram parte da mesa a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Denise Pires, e o presidente do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), Odir Dellagostin.
Os INCTs
O Programa Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT) se caracteriza por grandes projetos de pesquisa de longo prazo em redes nacionais e/ou internacionais de cooperação científica, envolvendo pesquisadores e bolsistas das mais diversas áreas para o desenvolvimento de projetos de alto impacto científico e de formação de recursos humanos.
Na atualidade, são 204 INCTs em vigência em todo o país, abrangendo todas as áreas de conhecimento - Ciências Humanas, Biológicas, Exatas e Agrárias - e milhares de pesquisadores e bolsistas em temáticas complexas. Desses, 100 novos Institutos foram implementados no último ano.
No evento, representantes de dez Institutos do programa apresentaram os principais resultados de suas pesquisas, a importância da atuação em rede e as perspectivas de futuro. Pesquisas sobre gênero, envelhecimento humano, vacinas, engenharias de superfícies, refrigeração e cadeia produtiva do leite foram alguns dos temas apresentados pelos INCTs.

- Profª Mariângela Hungria da Cunha, coordenadora do INCT MicroAgro, apresetntou resultados das pesquisas.
As mesas redondas, que abordaram os temas "desenvolvimento da pesquisa no Brasil", "enfrentamento dos desafios do Brasil atual" e "cooperação com o setor empresarial", proporcionaram, também, oportunidade de reflexão e sugestões sobre o futuro do programa, incluindo ideias para uma nova chamada que deve ser lançada pelo CNPq.
Confira as fotos do evento: https://photos.app.goo.gl/JgyayZrSygm8w7Lv6
5ª CNCTI
A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor. Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o encontro será realizado neste ano, de 4 a 6 de junho, em Brasília (DF), com o tema "Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido".
O evento conta com a organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo MCTI, e articulação de mais de 40 instituições e oito ministérios.
A CNCTI tem caráter consultivo e volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos. Seu objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de C&T e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030). A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.