Notícias
Eventos
Conferência discute Integridade da Informação e combate à desinformação
Objetivo é auxiliar no combate a desinformação - Foto: Foto: Freepik
Nos dias 6 e 7 de maio, Brasília recebe a segunda edição da Conferência Livre: Ciência pela Integridade da Informação, no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento reúne representantes de instituições científicas, órgãos do governo e especialistas em informação, comunicação e tecnologia para discutir os desafios contemporâneos relacionados à desinformação e à promoção da integridade informacional.
A conferência é uma iniciativa do Poliedro — grupo formado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), CNPq, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) — com apoio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Poliedro foi formalizado em 2024, durante o evento paralelo do G20 “Integridade da Informação e Confiança no Ambiente Digital”, como uma rede de cooperação entre instituições relevantes do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação para promover a integridade da informação.
A programação dá continuidade aos debates iniciados em abril de 2024, quando a primeira edição do evento foi realizada na sede da Capes. Assim como no primeiro encontro, o objetivo é contribuir para a formulação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da desinformação, ao fortalecimento da democracia e à valorização da ciência como eixo estruturante do desenvolvimento social.
A cerimônia de abertura contará com a presença de representantes das instituições organizadoras, incluindo a presidente da Capes, Denise Pires, o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, a presidente do Ipea, Luciana Servo e o diretor do Ibict, Tiago Braga, que ressalta o papel da ciência no enfrentamento à desinformação “A desinformação é um desafio complexo e global. Precisamos articular soluções que envolvam ciência, políticas públicas e o fortalecimento de direitos, com foco na integridade da informação como princípio democrático”, afirma Tiago.
Entre os destaques da programação estão a conferência de abertura da professora Dora Kaufman (PUC-SP), especialista nos impactos éticos da inteligência artificial, e paineis temáticos sobre o uso de Inteligência Artificial no combate à desinformação, os limites éticos da coleta automatizada de dados, a regulação das plataformas digitais e os efeitos da desinformação sobre a gestão pública. As mesas serão mediadas por pesquisadoras como Luseni Aquino (Ipea) e Nina Santos (Secom).
O evento é aberto ao público e voltado para pesquisadores, servidores públicos, comunicadores, estudantes e integrantes da sociedade civil.
Serviço:
Inscrições gratuitas: https://odorico.ibict.br/curso/47/
Local: Auditório do CNPq – Brasília
Transmissão ao vivo: Canal do Ibict no YouTube