Notícias
Pesquisadores Paulo Artaxo e Luisa Maria Diele-Viegas são agraciados com Planet Earth Award 2026
Pesquisadores Paulo Artaxo e Luisa Maria Diele-Viegas - Foto: Fernanda Reis- Ascom Inpa / Ascom UFMS
O físico, professor titular do Departamento de Física Aplicada da USP e ex-vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Paulo Artaxo; e a ecóloga, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento da UFBA, Luisa Maria Diele-Viegas, foram agraciados com o Planet Earth Award 2026, concedido pela Aliança Mundial de Cientistas (AWS, na sigla em inglês). A AWS se consolidou como uma voz coletiva internacional sobre a crise climática e as tendências ambientais globais, com o propósito de converter conhecimento científico em ação concreta.
O Planet Earth Award reconhece pessoas que atuam na defesa da vida na Terra, reconhecendo aquelas que demonstram criatividade notável ou contribuições de excelência tanto na produção científica quanto na promoção de ações e posicionamentos fundamentados em evidências. A premiação valoriza trajetórias que articulam rigor acadêmico e compromisso público, seja no diálogo com a sociedade, com formuladores de políticas ou com outros grupos engajados na construção de soluções para os desafios ambientais contemporâneos.
Paulo Artaxo, bolsista produtividade do CNPq, investiga os processos que conectam a floresta amazônica ao clima regional e global. Seus estudos pioneiros sobre aerossóis atmosféricos, emissões biogênicas da vegetação e forçantes radiativas contribuíram para elucidar como as florestas tropicais influenciam o ciclo hidrológico, a formação de núcleos de condensação de nuvens e o balanço energético do planeta. Artaxo também fez parte do Conselho Científico da COP-30.
Luisa Maria Diele-Viegas é presidente da Rede Kunhã Asé de Mulheres na Ciência e do capítulo brasileiro da Organização para Mulheres na Ciência no Mundo em Desenvolvimento da UNESCO para o período entre 2024-2028, onde também faz parte do comitê executivo como representante regional da América Latina e Caribe. Ela participa como pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa em Ecologia de Vertebrados Tropicais do CNPq (GRPesq) da UERJ e do Grupo de Pesquisa em Herpetologia do Cerrado CNPq (GRPesq) da UnB. Integrou o projeto de pesquisa "Mudanças climáticas Globais e risco de extinção: Alteração da tolerância, resistência e nicho térmico em lagartos de restinga endêmicos e ameaçados de extinção e anuros de altitude", coordenado por Carlos Frederico Duarte da Rocha, contemplado em 2016 na chamada Universal do CNPq. Diele-Viegas foi também bolsista do CNPq de iniciação científica (2013-14) e de pós-doutorado (2019).
O CNPq parabeniza os professores Paulo Artaxo e Luisa Maria Diele-Viegas pela conquista.
* Com informações do Jornal da Ciência