Notícias
Falecimento
CNPq se despede do cientista e ex-ministro José Vargas
José Israel Vargas - Foto: Foto: Arquivo/Fiemg
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lamenta o falecimento do físico e professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), José Israel Vargas.
Vargas foi também ministro da Ciência e Tecnologia entre 1992 e 1999, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) de 1991 a 1993 e da Academia Mundial de Ciências (TWAS).
Formou-se químico pela UFMG, estudou física no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e doutorou-se em ciências nucleares pela Faculdade de Física e Química da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Tornou-se professor da UFMG, onde dirigiu o Instituto de Pesquisas Radioativas, e foi assessor técnico da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Também foi pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Foi um dos formuladores da política de energia nuclear do país no início dos anos 1960.
Quando ministro, criou o primeiro fundo setorial (CT-Petro, de Petróleo e Gás Natural). Os fundos setoriais revolucionaram o financiamento à ciência e tecnologia, assegurando fontes de recursos perenes para o investimento em diversos setores.
Durante sua carreira como pesquisador e gestor de Ciência e Tecnologia, participou de diversas ações do CNPq nas áreas de cooperação internacional, atuando na interação com diversos países no final da década de 1970; e de desenvolvimento industrial, coordenando a comissão que formulou do terceiro Plano Brasileiro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, no início dos anos 1980.