Sustentabilidade
O Ministério está comprometido com a sustentabilidade urbana por meio de políticas integradas que promovem justiça social, qualidade ambiental e adaptação climática, todas em sintonia com as metas nacionais e compromissos internacionais, tais como a Agenda 2030, o Acordo de Paris, o Marco de Sendai e a Nova Agenda Urbana, reforçando tanto o planejamento quanto a articulação climática entre os entes federados.
Conheça a AGENDA DE SUSTENTABILIDADE, que está fundamentada em três dimensões estratégicas: redução das desigualdades, melhoria da qualidade do meio ambiente urbano e desenvolvimento resiliente ao clima. Para cada uma delas, o Ministério articula políticas e programas estruturantes, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o ODS 11 — “Cidades e comunidades sustentáveis”— e o ODS 13 — “Ação contra a mudança global do clima”. A Agenda também analisa os investimentos públicos em relação a diferentes indicadores de sustentabilidade.
Conheça o MAPEAMENTO DE INICIATIVAS CLIMÁTICAS URBANAS NO BRASIL, que procura retratar o panorama das ações voltadas à adaptação e mitigação das mudanças climáticas, desenvolvidas em diferentes regiões do país e por diversos atores.