Notícias
Comunidades em processo de regularização fundiária estão no Mapa das Periferias
C´rédito: Leandro Lima | Ascom TJPE
Brasília (DF) – A Secretaria Nacional de Periferias acaba de lançar mais uma ferramenta que aproxima as comunidades das políticas públicas em andamento. É o Mapa REURB, um sistema nacional dentro do Mapa das Periferias, para a gestão integrada de processos de Regularização Fundiária Urbana, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e apoio da equipe do Mapa das Periferias.
O Mapa permite que técnicos envolvidos na execução dos processos de reurbanização possam monitorar e visualizar, em tempo real, as etapas de execução dos processos de regularização fundiária, garantindo eficiência e transparência. O principal impacto do sistema é a redução da fragmentação e descentralização de informações, que atrasam o processo de regularização.
A ferramenta, lançada durante o Congresso Internacional de Regularização Fundiária (CIRF) em Pernambuco, contém a centralização dos documentos e geometrias das áreas, padronização de pareceres técnicos sobre a execução das etapas, acompanhamento pleno do fluxo de uma REURB de ponta a ponta e a comunicação dentro do próprio sistema,
“Trata-se de uma ferramenta de gestão para possibilitar mais assertividade nas ações para garantir a segurança da posse, o direito à moradia e cidadania com dignidade a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade”, afirma Vitor Araripe, chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Periferias, que participou do lançamento.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br

