Notícias
São Paulo realiza conferência estadual das cidades
São Paulo foi o segundo estado a realizar a conferência estadual das cidades. Crédito: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de São Paulo/Divulgação.
São Paulo deu mais um passo rumo à 6ª Conferência Nacional das Cidades e realizou, na última sexta-feira (27) e sábado (28), a reunião estadual, focada para debater cidades mais inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social por todo o país. O evento na capital paulista aconteceu depois do estado ter feito as reuniões municipais em 156 municípios e faz parte da preparação para a etapa nacional, prevista para outubro, em Brasília.
“Foi um encontro com sentido, um momento em que deixamos para trás nossas estruturas habituais, papéis institucionais, identidades segmentadas e nos reconhecemos como pessoas que têm em comum o desejo de pensar juntas no futuro, que sabem que só há cidade onde há partilha”, disse o subsecretário de Desenvolvimento Urbano de São Paulo e membro do Conselho das Cidades, José Police Neto.
Os dois dias de evento reuniram mais de 1200 pessoas, com representantes de 125 municípios paulistas. Os debates foram voltados para a elaboração de políticas de desenvolvimento urbano que busquem solucionar os problemas reais enfrentados pela população, como questões de acesso à moradia, planejamento urbano, acessibilidade, saneamento ambiental.

- Evento teve presença de mais de 1200 pessoas para debater cidades melhores no Brasil. Crédito: Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de São Paulo/Divulgação.
Foram aprovados 20 conjuntos de propostas para cinco eixos, que envolvem urbanismo e habitação, infraestrutura e mobilidade, meio ambiente e mudanças climáticas, cidades inteligentes e governança e participação social. As resoluções serão incluídas na plataforma ReDUS.
"Vamos escutar a nossa população, porque o saber popular importa muito para encontrar os verdadeiros caminhos. Fazer a conferência é nos reunir com muita alegria para encontrar os caminhos da transformação perante às dificuldades que enfrentamos”, acrescentou o subsecretário.
A etapa estadual também elegeu 221 delegados que representarão São Paulo na 6ª Conferência Nacional das Cidades, marcada para outubro, em Brasília. Com o término do prazo para a realização das etapas municipais, cujo prazo limite era até 30 de junho, o foco passa a ser para a fase estadual, que vai até 31 de agosto. As próximas reuniões agendadas são as da Paraíba (15 e 16 de julho) e Sergipe (5 a 7 de agosto).
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br