SAGI amplia o quantitativo de estudos e pesquisas produzidos sobre políticas públicas e fomenta a produção de novos estudos para subsidiar as decisões da gestão

Publicado em 19/01/2021 15h39

No ano de 2020, a estratégia do Departamento de Avaliação (DA) para a produção de estudos e pesquisas sobre políticas públicas sob gestão do Ministério da Cidadania foi a de promover a diversificação de parceiros, com o objetivo de diferenciar os temas de estudo e ampliar o quantitativo de produtos para subsidiar as decisões da gestão. Para tanto, foi firmada, no final de 2019, parceria com o CNPq, tendo como resultado a contratação de 25 produtos diversos, conforme segue:

Estudos (temas) Pesquisas e materiais acadêmicos (série Manual do Pesquisador)

- Acesso à agua;
- Tecnologias sociais;
- Acesso aos serviços da assistência social;
- Acompanhamento do Programa Criança Feliz;
- Análise da pobreza multidimensional no Brasil;
- Condições de vida em comunidades afro-brasileiras.

- Programa Banco de Alimentos;
- Acessuas Trabalho;
- Programa de Aquisição de Alimentos;
- Programa Restaurantes Populares;
- Atualizações dos manuais do Benefício de Prestação Continuada;
- Avaliação Qualitativa e Quantitativa.

Além disso, o DA iniciou uma pesquisa de conjuntura do Programa Cisternas – 2ª. água, tendo como foco o acompanhamento da produção agropastoril das famílias beneficiadas com o Programa. A ideia é aplicar o questionário remotamente a cada trimestre. A implementação do Programa Criança Feliz também será pesquisada de forma similar por meio dessa metodologia.

Outra ação constante do DA é a cessão de dados identificados do Cadastro Único para pesquisadores externos ao Ministério. Nesse ano já foram 26 pedidos solicitados e concluídos. Outros estão sendo analisados.