Notícias

Desporto Universitário

Jogos Universitários Brasileiros conhecem seus campeões em eSports

Competição voltada para modalidades eletrônicas teve mais de 1.200 participantes e a presença do ministro da Cidadania na etapa final. Os JUB's prosseguem ao longo de 2021, com disputas em 32 modalidades
Publicado em 29/04/2021 16h40
29042021_jubs1.JPG

Foto: Júlio Dutra/Min. Cidadania

As competições dos Jogos Universitários Brasileiros – JUB's eSports 2021 terminaram na noite desta quarta-feira (28.04), no hotel Royal Tulip, em Brasília. O evento, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), com recursos da Lei das Loterias do Governo Federal, reuniu mais de 1.200 participantes, das 27 Unidades da Federação, na disputa de seis modalidades eletrônicas: League of Legends (LoL), FIFA21, Clash Royale, Free Fire, Poker e CS Go. A fase classificatória foi realizada no modo online e os melhores se qualificaram para a fase final, em Brasília. Encerradas as disputas de eSports, os JUB's prosseguem ao longo de 2021, com disputas em 32 modalidades, no masculino, no feminino e no paradesporto.

O Ministério da Cidadania trabalha para que tanto o desporto escolar quanto o universitário se fortaleçam cada vez mais. Os JUB's são uma competição importante, que reúnem milhares de atletas de todo o país. Essa vertente, das modalidades eletrônicas, tem crescido muito, e a prova disso é o sucesso da etapa eSports deste ano”

João Roma, ministro da Cidadania

O ministro da Cidadania, João Roma, prestigiou as partidas finais e destacou a importância dos JUB's para o esporte brasileiro. “O Ministério da Cidadania trabalha para que tanto o desporto escolar quanto o universitário se fortaleçam cada vez mais. Os JUB's são uma competição importante, que reúnem milhares de atletas de todo o país. Essa vertente, das modalidades eletrônicas, tem crescido muito, e a prova disso é o sucesso da etapa eSports deste ano”, afirmou o ministro.

“Este ano teremos, a partir do fim de outubro, no Rio de Janeiro, o retorno dos Jogos Escolares Brasileiros, os JEB's, depois de um hiato de 17 anos. Teremos mais de 6.200 estudantes entre 12 e 14 anos, das 27 Unidades da Federação, no Rio de Janeiro, e isso é mais uma prova da importância que o desporto educacional tem para o Ministério da Cidadania. Precisamos trabalhar desde a base, com nossas crianças, até o topo, no esporte universitário”, prosseguiu João Roma.

“Os jogos eletrônicos são uma realidade. A cada dia os atletas têm se aperfeiçoado no desenvolvimento e na participação. Nós, que fazemos o desporto universitário, não poderíamos deixar de enxergar isso. Principalmente neste momento de pandemia, quando ainda sofremos com restrições de deslocamento, de treinamento e com o próprio lockdown em diversas cidades. Além de ser uma alternativa para manter o calendário ativo, acabou se tornando uma grande oportunidade de iniciar o calendário de 2021 com essa competição”, destacou Luciano Cabral, presidente da CBDU.

Foto: Júlio Dutra/Min. Cidadania
Foto: Júlio Dutra/Min. Cidadania

 

Além do ministro João Roma, estiveram no evento os deputados federais Júlio César Ribeiro (Republicanos-DF) e Hélio Lopes (PSL-RJ), o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Vlamir Matos, o secretário nacional do Paradesporto, Erinaldo Chagas, e a secretária de Esportes do Governo do Distrito Federal, Gisele Ferreira.

Confira os campeões de cada modalidade:

Clash Royale – feminino
1º lugar: Lorena Karen de Andrade Leones; da UEA - FAUD/AM
2º lugar: Eduarda Bassani; da UTFPR - FPDU/PR
3º lugar: Maria Clara Alves Viellas Esteves; da UFF - FEURJ/RJ

Clash Royale – masculino
1º lugar: Everton da Silva Ferreira; da Uniasselvi - FEUP/PA
2º lugar: Rodrigo Gomes Medeiros; da UERJ - FEURJ/RJ
3º lugar: Wesley Xavier de Andrade Rodrigues; da UFRJ - FEURJ/RJ

CS:GO
1º lugar: UEM Epidemia - FPDU/PR
2º lugar: UFSC Titans - FCDU/SC
3º lugar: UFOP Madness - FUME/MG

FIFA – feminino
1º lugar: Ana Keyla Morais Albino Pereira; da UNIP - FESU/DF
2º lugar: Carolina Castellano Marques da Silva; da UnB - FESU/DF
3º lugar: Ivanna Thallyta Meireles de Lima; da Asces Unita - FAPE/PE

FIFA – masculino
1º lugar: Gustavo Nascimento Souza; da UNIT - FAES/SE
2º lugar: Henrique Rigotti Sabedra; da UDESC - FCDU/SC
3º lugar: Paulo Victor Oliveira Souza; da UNIFACS - FUBE/BA

Free Fire
1º lugar: Uniceuma SLZ - FAME/MA
2º lugar: UEPB Gaming - FPDA/PB
3º lugar: Facape 007 - FAPE/PE

League of Legends
1º lugar: UFRN Carcarás - FNDU/RN
2º lugar: UFG Rensga Eagles - FGDU/GO
3º lugar: FURB E-Sports – FCDU/SC

Poker
1º lugar: Herus Araujo Ditzel Neto; da PUC PR - FPDU/PR
2º lugar: Raul Rezende Szpak; da UNICAMP – FUPE/SP
3º lugar: Pedro de Santana Beck; da UnB - FESU/DF

Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania, com informações da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU)