Notícias
FISCALIZAÇÃO DO ESPECTRO
Anatel identificou e corrigiu fonte de ruídos na frequência usada pela Torre de Controle, garantindo a segurança das comunicações aéreas no ES
A Unidade Operacional do Espírito Santo da Anatel (UO021) concluiu, no último fim de semana, uma ação de fiscalização destinada à apuração de interferência prejudicial na frequência 118,100 MHz, utilizada pela Torre de Controle do Aeroporto de Vitória (ES). A atuação foi motivada por diversas denúncias registradas no sistema Anatel Consumidor, que relatavam ruídos, chiados e até a sobreposição de áudio de emissoras FM durante a aproximação de aeronaves, especialmente pela cabeceira 06 da pista.
A fiscalização envolveu monitoramento remoto contínuo do espectro radioelétrico, com o uso de dados históricos coletados pela estação remota da Agência, além de escutas técnicas em campo e vistorias em estações de radiodifusão instaladas no Morro da Fonte Grande, área que concentra diversas emissoras FM no município. Também foram realizados testes controlados de desligamento de transmissores, fundamentais para o diagnóstico preciso da origem do problema.
Como resultado da ação, a equipe da Anatel ES conseguiu identificar a fonte da interferência, decorrente da troca de antena realizada por uma das emissoras de radiodifusão. Após as medidas corretivas adotadas, ocorreu a cessação completa da interferência, situação confirmada no último sábado (20).
A atuação integrada da Anatel reforça o compromisso da Agência com a segurança das comunicações aeronáuticas, a proteção à vida e a pronta resposta a situações críticas envolvendo o uso adequado e regular do espectro radioelétrico.
