Notícias
Realização de Exames Médicos Periódicos no MP
O ministro Dyogo Oliveira foi o primeiro servidor em exercício no MP a ser atendido pelo Serviço de Prevenção e Promoção à Saúde. Ele foi orientado a preencher os formulários e imprimir as guias para a realização dos exames e ainda aproveitou a presença do técnico de um laboratório de análises clínicas da rede credenciada da Geap e já fez a coleta de sangue para o hemograma.
Com a realização dos exames médicos periódicos é possível detectar situações de risco à saúde o mais cedo possível, de forma a amenizar seus efeitos ou mesmo curá-las. Os exames médicos periódicos são um direito dos servidores assegurado em lei e têm como principal objetivo promover a saúde dos servidores e evitar os riscos existentes no ambiente de trabalho, principalmente de doenças ocupacionais.
A partir da assinatura desse convênio, os servidores e empregados públicos em exercício no ministério serão convocados em etapas, de acordo com o mês de nascimento, por meio do endereço de correio eletrônico cadastrado no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape). É possível atualizar o cadastro por meio do Portal do Servidor, no endereço www.servidor.gov.br. As convocações serão feitas de três em três meses. A primeira está prevista para acontecer no início de abril e será destinada aos servidores que fazem aniversário nos meses de janeiro, fevereiro e março.
Após receber o e-mail de convocação, o servidor deve acessar o Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe), no endereço www.servidor.sigepe.planejamento.gov.br, por meio do módulo "Saúde do Servidor", preencher os formulários e imprimir as guias de exames. O servidor deve concluir tanto os exames quanto a avaliação médica no período informado na carta de convocação. Para melhor orientar os servidores sobre os exames médicos periódicos foi produzida uma cartilha, disponível no endereço www.planejamento.gov.br/viverbem.
O servidor do Ministério do Planejamento que estiver em exercício em outro órgão também poderá realizar os exames médicos periódicos desde que o órgão de exercício não ofereça esse serviço. No caso desses servidores, a convocação não será automática por e-mail. Será necessário que o servidor entre em contato com a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogep) do MP para agendar os exames. Se o órgão de exercício oferecer o serviço, o servidor deverá realizar os exames por lá, como já ocorre atualmente.
Foto: Hoana Golçalves/Ascom MP