Notícias
Prevenção ao Câncer Bucal no Ministério da Fazenda
Uma das atividades ofertadas com essa ação foi a realização de palestras direcionadas aos servidores de diversos setores do Ministério, com o objetivo de estimular o auto-exame, que consiste em avaliar os lábios, a gengiva, o interior das bochechas, o céu da boca e a língua.
A atividade de promoção previu, ainda, a colaboração dos dentistas da unidade SIASS e estudantes de odontologia da UnB, que prestaram esclarecimentos diversos. Os presentes receberam brindes contendo kits de higienização bucal.
Como estratégia da campanha a equipe do SEAS abordou os servidores no hall dos oito edifícios do Ministério da Fazenda em Brasília, onde foram distribuídos mais de dois mil folders, além de campanhas áudio visuais, materiais instrutivos e orientações por dentistas e outros profissionais de saúde.
Vale lembrar que câncer bucal é o quinto em incidência no Brasil, porém tem grandes chances de cura se diagnosticado a tempo. O fumo e o álcool estão entre as principais causas deste tipo de câncer, mas com grandes chances de cura se diagnosticado a tempo, o que justifica a realização de iniciativas desta natureza e relevância para a saúde pública.