Notícias
Novembro Azul - Campanha de combate ao câncer de próstata
Para tanto, o mês de novembro vem sendo utilizado mundialmente para a realização de campanhas e ações de Combate ao Câncer de Próstata, no sentido de conscientizar os homens sobre os cuidados preventivos com a saúde.
A campanha intitulada de Novembro Azul, tem a prevenção como foco principal, pois em estágio inicial, quando as chances de cura beiram 90%, a doença não apresenta qualquer sintoma. Por essa razão, homens a partir dos 50 anos devem procurar periodicamente um atendimento especializado para realizar exames. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar ao médico, que indicará exames mais específicos.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Geralmente, os principais sintomas relacionados à próstata são devido ao crescimento benigno da glândula, o que pode alterar a frequência urinária e diminuir a força do jato de urina. A pessoa pode ter a sensação de urgência miccional ou de esvaziamento incompleto da bexiga, entre outros.
No âmbito do governo federal, ações dessa natureza encontram respaldo nas Diretrizes Gerais de Promoção da Saúde do Servidor Público Federal, instituída na Portaria SEGEP/MP nº 3, de 2013, bem como no Decreto nº 6.856, de 2009, que regulamenta o art. 206-A da Lei nº 8.112, de 1990, o qual possui a previsão de realização de exames laboratoriais para o acompanhamento da saúde do homem acima de 50 anos e os órgãos que implementam essa ação colaboram de forma direta com a prevenção de doenças.
É importante que os órgãos e entidades do SIPEC ofertem ações que promovam a saúde do servidor, com a disseminação de informações seguras destinadas à prevenção de riscos e doenças.