Notícias
Encontro
Encontro de Fortalecimento das Unidades SIASS do Centro-Oeste
O evento foi realizado nos dias 10 e 11 de junho de 2025, e contou com o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, reunindo as Unidades SIASS sediadas nos Estados do MT, MS e GO.
A atividade buscou ampliar o diálogo entre os órgãos e as entidades que atuam na execução da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS), conhecer a realidade no local, bem como subsidiar o planejamento e o aprimoramento dos projetos e ações de competência da Diretoria de Benefícios, Previdência e Atenção à Saúde (DIPAS), da Secretaria de Relações de Trabalho (SRT/MGI).
A Diretora da DIPAS, Sra. Cynthia Beltrão, ressaltou a importância da parceria entre as Unidades SIASS, as áreas de gestão de pessoas dos órgãos e entidades integrantes do Centro-Oeste na implementação da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (PASS). “Faço questão de estar presente nos órgãos porque a DIPAS/SRT é o órgão central na coordenação da política de saúde, mas fazer gestão significa estar próximo dos órgãos e entidades do SIPEC, garantindo que o SIASS seja aprimorado”, afirmou, em Cuiabá.
Participaram do evento representantes dos seguintes órgãos e instituições: Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal Goiano (IF GOIANO) e Instituto Federal de Goiás (IFG).
Durante o encontro, destacou-se as estratégicas implementados no órgão central, como o plano de enfrentamento contra o assédio e não discriminação, a proposta de agenda única nas perícias de saúde, o projeto piloto do Fala SIASS, além do monitoramento das políticas de segurança do trabalho.
“Ficamos muito felizes com a troca de informações e estratégias adotadas pelos órgãos, frente as diversidades encontradas na implementação da política. Isso garante que os servidores e as servidoras das Universidades do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, e dos Institutos Federais do Centro-Oeste conheçam as estratégias adotadas para melhorar as ações de perícia oficial em saúde, da promoção à saúde, e da prevenção de agravos e acidentes de trabalho”, destacou Cynthia Beltrão.
Foi um momento oportuno para que os participantes do encontro realizassem também a troca de experiências, caminhos e fluxos exitosos e que resultavam na efetividade das ações em seus órgãos.
A Reitora da Universidade Federal do Mato Grosso – Profa. Marluce Souza e Silva destacou a relevância do encontro na Universidade e a importância da valorização da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS) bem como o fortalecimento do SIASS, dando respaldo a alta gestão dos órgãos. Reforçou que o SIASS precisa ser mantido independente de quem está na gestão.
Ao longo do ano de 2025, outros encontros regionais serão promovidos pelo MGI, com o objetivo de fortalecer a Rede SIASS em todo o país.