Notícias
Campanha para a prevenção do câncer de próstata na Funasa
O mês de novembro vem colorido de azul, é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem, sendo hoje, dia 17 de novembro, escolhido como Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o segundo que mais atinge os homens. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer, e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.
As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima em 61 mil novos casos só esse ano. Antes uma doença de idosos, atualmente atinge homens cada vez mais jovens.
Como qualquer câncer, quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. Os principais exames para se diagnosticar a doença são o exame de sangue(PSA) e o exame de toque retal. Esses exames devem ser feitos como rotina anualmente com a ida ao Urologista, pois, como qualquer câncer, quando diagnosticado e tratado no início, as chances de cura são maiores, e os tratamentos menos invasivos.
Desta forma, o SIASS/FUNASA/AP, juntamente com a SUEST-Funasa, e órgãos parceiros, promoveu nesta quinta-feira, dia 17, a campanha educativa, NOVEMBRO AZUL, com objetivo de alertar principalmente o público masculino sobre a importância de prevenir-se, vencendo o preconceito e entendendo a gravidade da doença e colocando a saúde em dia.
Por ocasião do evento foram distribuídos informativos, laços azuis com símbolo alusivo ao tema, Palestra educativa, e coffe break para os participantes.