Notícias
Campanha do Inca incentiva hábitos saudáveis no Dia Mundial
A data é uma oportunidade para debater formas de prevenção e de tratamento, além de disseminar informações sobre a doença, que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, a cada ano.
A campanha de 2015 é dividida em quatro eixos: escolhas saudáveis, detecção precoce, tratamento para todos e aumento da qualidade de vida. A intenção é mostrar que as soluções para a doença existem e podem estar ao alcance de todos. A principal delas é lembrar que por meio de escolhas saudáveis é possível prevenir cerca de um terço de todos os casos da doença.
A União Internacional para o Controle do Câncer aponta que reduzir os fatores de riscos sociais e ambientais e capacitar as pessoas a fazer escolhas saudáveis são componentes essenciais para reduzir as mortes prematuras por doenças crônicas não transmissíveis e o câncer. O compromisso é que o número de mortes por essas doenças caia 25% até 2025.
Além de uma boa alimentação que priorize alimentos orgânicos e não-industrializados e da prática de atividades físicas, a campanha do Dia Mundial do Câncer incentiva o abandono do cigarro, a redução do consumo de álcool, a manutenção do peso corporal dentro dos limites adequados e a proteção contra os raios ultravioletas.
Dados do Inca apontam que mais de 12 milhões de pessoas do mundo são diagnosticadas todo ano com câncer. Cerca de 8 milhões morrem. No Brasil, o Inca estima em 580 mil os novos casos da doença para 2015. A previsão é de que, se medidas efetivas não forem tomadas, haverá 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes até 2030.
Links