Notícias
GOVERNO DIGITAL
MGI promove seminário sobre privacidade e segurança da informação no setor público em parceria com a Universidade de Brasília
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) participou na segunda-feira (24) do seminário Desafios em Privacidade e Segurança da Informação na Universidade de Brasília (UnB). O evento foi voltado para alunos do programa de pós-graduação em privacidade e segurança da informação, mas também aberto a órgãos governamentais, ao setor privado e à comunidade em geral.
O MGI foi representado no seminário pelo diretor de privacidade e segurança da informação da Secretaria de Governo Digital (SGD), Leonardo Ferreira, que deu palestra com o tema Cenários e Perspectivas em Privacidade e Segurança da Informação no Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp). “A expectativa é ampliar o debate sobre o tema, promovendo novas estratégias e soluções para a segurança digital no Brasil”, explicou ele.
Durante sua fala, Leonardo apresentou ao público o Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI) – com destaque para sua segunda versão, que será lançada em breve – e explicou as principais áreas de atuação do programa: Governança, Metodologia, Maturidade, Tecnologia e Pessoas.
“Nós entendemos que é necessário trabalhar as temáticas da privacidade e da segurança da informação de maneira conjunta”, detalhou o diretor. “E além de olhar para dentro, para a privacidade e segurança dos 254 órgãos do Sisp, a gente percebeu que é necessário olhar para o cidadão, para que ele possa usufruir de todos esses benefícios do governo digital de forma confiável e segura”, complementou.
Cerca de 400 pessoas acompanharam as palestras desta segunda-feira e, além do diretor do MGI, falaram na mesa professores da UnB e alunos da pós-graduação latu senso em andamento, que é voltada exclusivamente a servidores públicos de órgãos que compõem o Sisp. Ao todo, 120 servidores serão capacitados entre 2024 e 2026.
Programa de Privacidade e Segurança da Informação
Criado em 2023, o PPSI busca, por meio de projetos e processos de adequação, melhorar o grau de maturidade e de resiliência digital dos 254 órgãos e entidades da administração pública federal integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).
Além de oferecer aos gestores frameworks, guias e modelos, o PPSI também abriga o Centro de Excelência em Privacidade e Segurança da Informação do Governo Digital (Ceps GOV.BR), que fomenta a cultura de privacidade e segurança da informação nos órgãos que compõem o Sisp, e o Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (Cisc GOV.BR), que promove a coordenação operacional das ações de prevenção, tratamento e resposta a incidentes cibernéticos.