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SOUGOV.BR
Oficina avalia experiência de lideranças do serviço público com o SOUGOV.BR
Oficina SOUGOV.BR buscou entender a adequação da plataforma às demandas de liderança no serviço público. Foto: Washington Costa
Criar oportunidade de aprendizado e troca de experiências entre líderes, levantando contribuições para aprimorar e facilitar a jornada desses profissionais na Administração Pública Federal por meio da plataforma SouGov.BR. Esse é o objetivo da Oficina SOUGOV.BR, que aconteceu entre os dias 15 e 16 de maio, no Auditório da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em Brasília. A Oficina teve ainda finalidade de entender se a plataforma está adequada às demandas de liderança no serviço público e como pode evoluir para apoiar melhor a gestão.
Em operação há quatro anos, o SOUGOV.BR é um aplicativo com serviços de gestão de pessoas exclusivos para servidores públicos federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados políticos do poder Executivo Federal civil. Como ocupantes de cargos de chefia, os líderes têm acesso a funcionalidades do SOUGOV.BR como homologação da folha de ponto e de férias das suas equipes.
A programação trouxe como tema Liderar é Navegar: Mapeando Jornadas, Desafios e Possibilidades. A iniciativa resultou de parceria do laboratório Itrac, da Universidade de Brasília (UnB), e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) por meio do LabQ da Secretaria de Governo Digital (SGD) e da Diretoria de Soluções Digitais (Desin) da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP).
O secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso, abriu a programação. Ele agradeceu aos presentes pelo engajamento para melhorar o SOUGOV.BR. "É uma ferramenta nova, porém exitosa e premiada. Temos como desafio dar novos passos, o que exige esforço permanente. E esta oficina vai identificar pontos a serem aprimorados para desenvolvemos a gestão de pessoas", afirmou José Celso.
Os 25 participantes da Oficina foram usuários com perfil de líder de diferentes níveis hierárquicos, órgãos e áreas. Eles realizaram suas inscrições por meio de formulário do SOUGOV.BR e do e-mail da SGP. Os critérios para aceitar esses participantes levou em conta número de homens e mulheres e presença de pessoas negras e indígenas, para garantir a maior diversidade possível ao evento.
Valéria Benon, coordenadora geral de Avaliação, Qualidade e Experiência do Usuário da SGD, destacou que, pelo fato de sua área trabalhar com serviços, conhece os desafios no atendimento à sociedade que precisam ser enfrentados. "O LabQ dispõe de muitas frentes de atuação. Olhamos para cidadãos, mas também para gestores, pensando em como eles podem contribuir para otimizar os serviços públicos", ressaltou. Como resultados esperados das Oficina estavam o diagnóstico da experiência dos líderes e a identificação de melhorias e ajustes para evolução do perfil Líder no SOUGOV.BR.
Rejane Figueiredo, coordenadora do Laboratório Itrac da UnB, parceiro da SGD-MGI, ressaltou o emprego da abordagem de design de serviços, que tem como princípio o trabalho colaborativo, centrado no usuário final, mas contando também com a participação dos diferentes representante do desenvolvimento para compreensão dos problemas e buscas de soluções. "Este trabalho colaborativo nos dá oportunidade de potencializar a melhoria do SOUGOV.BR, além de vislumbrar oportunidades de inovação", destacou.
Greicy Rigo, gestora de Negócios do Serpro, enfatizou a complexidade do trabalho da liderança nas diversas áreas, inclusive na tecnologia. "Queremos apoiar vocês no que for necessário, já que o SOUGOV.BR alcança o servidor. É importante a percepção dos líderes aqui reunidos para que relatem suas principais necessidades. Contem com nosso apoio", disse.

- Secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso, durante a abertura do evento. Foto: Washington Costa
No segundo dia da Oficina SOUGOV.BR, os líderes participantes apresentaram os resultados das discussões em grupo para os representantes do MGI, UnB e Serpro. Líder participante da oficina, Sheila Dias, coordenadora-geral de Ações Afirmativas no Mercado Público e na Política, do Ministério da Igualdade Racial (MIR), elogiou a realização da programação. "A iniciativa é muito importante. Além de entender o uso da ferramenta, estamos em um momento em que buscamos aprimorar essa plataforma pela necessidade burocrática do serviço e para valorização humana", afirmou Sheila.
Thaís Pansani, coordenadora de Desenvolvimento Estratégico de Pessoas do Ministério da Saúde, também considerou o evento positivo. "Foi uma oportunidade enorme para quem tem o perfil de líder no SOUGOV.BR. Trata-se de um instrumento essencial para Liderar equipes. Ter a possibilidade de falar sobre esta experiência demonstra o quanto o MGI está aberto a ouvir os outros órgãos da Esplanada", comentou Thaís.
Jefferson Fernandes, coordenador-geral de Etnodesenvolvimento da Funai, contou que esta foi a primeira oficina com temática de liderança da qual ele participou. "Essa é uma atividade fundamental para melhorar o desempenho das equipes com base nas funcionalidades do SOUGOV.BR", opinou Jefferson.