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DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
PDP 2026 já está disponível no Portal Sipec para aceite das autoridades máximas dos órgãos e entidades do Executivo Federal
A devolutiva dos Planos de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2026 já está disponível no Portal Sipec e aguarda o aceite das autoridades máximas dos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec).
Após a validação da alta gestão, as Unidades de Gestão de Pessoas poderão acessar as análises do órgão central, as sugestões de ações de desenvolvimento indicadas pela Enap e a Manifestação Técnica, que consolida dados estratégicos sobre as necessidades declaradas, temáticas prioritárias, níveis de esforço de aprendizagem, resultados organizacionais esperados e tipos de soluções identificadas. O documento também detalha a metodologia aplicada em todo o processo de análise.
Para que a execução do PDP ocorra no início do ano subsequente, é necessário que o Aprovador PDP realize o acolhimento ou não das ações de desenvolvimento sugeridas pela Enap, por meio do Portal Sipec, até o dia 31 de dezembro de 2025.
A partir de 2 de janeiro de 2026, as instituições estarão autorizadas a iniciar a execução dos PDPs, além de utilizar, caso necessário, os ciclos de revisão que serão divulgados ao longo do ano.
Visão geral
O envio dos PDPs 2026 registrou alta adesão no âmbito do Sipec:
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200 Planos enviados dentro do prazo, equivalente a 98,53% dos órgãos e entidades federais;
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38.494 necessidades de desenvolvimento registradas;
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22.524 necessidades classificadas como transversais, analisadas pelo órgão central do Sipec e contempladas com sugestões de ações de desenvolvimento.
Saiba mais
O PDP é um dos principais instrumentos da PNDP, permitindo o planejamento e a orientação da execução dessa política no âmbito da administração pública federal. Elaborado anualmente por todos os órgãos e entidades integrantes do Sipec, o PDP tem como base o levantamento das necessidades de desenvolvimento dos servidores públicos, com o objetivo de contribuir para o alcance dos resultados organizacionais.
Todo o processo de levantamento de necessidades e elaboração do Plano é conduzido pelo próprio órgão/entidade, por meio do Portal Sipec, e enviado eletronicamente para análise do órgão central do Sipec. Fundamentado na gestão por competências, o PDP estabelece diretrizes que favorecem o monitoramento, a economicidade e a eficiência na realização das ações de desenvolvimento, prevendo, inclusive, mecanismos de controle de riscos durante sua execução.