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ENCONTRO SIPEC

MGI debate modernização da gestão de pessoas no serviço público como ferramenta para aumentar eficiência e engajamento

Em palestra realizada nesta terça-feira (18/6), representantes de diversos órgãos discutiram como arranjos flexíveis e o Programa de Gestão de Desempenho (PGD) podem contribuir para melhorar a atuação da Administração Pública
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Publicado em 19/06/2024 09h29
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Regina Camargos, secretária adjunta de gestão de pessoas do MGI, destacou a importância de adaptar a gestão de pessoas para receber a nova geração de servidores que ingressará por meio do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Foto: André Corrêa

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) realizou, nesta terça-feira (18/6), a palestra “O Cenário Atual da Gestão de Pessoas no Brasil: desafios e oportunidades” durante o Encontro Nacional de Gestão de Pessoas do Sipec. O evento está sendo realizado em Brasília, até o dia 20 de junho, e conta com a participação de mais de 500 gestores e profissionais de gestão de pessoas do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec).

A palestra foi mediada pela secretária adjunta de gestão de pessoas do MGI, Regina Camargos, e teve como palestrantes a coordenadora-geral de Inovação em Gestão da Secretaria de Gestão e Inovação (SEGES/MGI), Juliana Legentil, o superintendente de recursos humanos da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), prof. Alex Alves, e o diretor de gestão corporativa da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Liconln Moreira.

Regina Camargos, ao introduzir o tema, destacou a importância de adaptar a gestão de pessoas para receber a nova geração de servidores que ingressará por meio do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Ela enfatizou a necessidade de uma abordagem flexível e inclusiva, capaz de motivar e estimular os jovens servidores, que valorizam menos hierarquia e mais autonomia no trabalho.

Juliana Legentil falou sobre os arranjos flexíveis de trabalho e o Programa de Gestão de Desempenho (PGD). Ela enfatizou que "o PGD não se resume apenas a uma ferramenta burocrática, mas, sim, a uma estratégia para alinhar as entregas individuais ao plano estratégico da organização. Isso promove transparência e clareza sobre as expectativas de desempenho, incentivando um ambiente de trabalho mais produtivo e engajado."

Ela também destacou a importância de repensar a centralidade do trabalho na vida dos servidores públicos. Com a evolução tecnológica e a crise sanitária, houve uma mudança na percepção sobre onde e como o trabalho pode ser realizado. Legentil enfatizou que os arranjos flexíveis não se limitam ao teletrabalho, mas englobam uma estratégia mais ampla de retenção de talentos e otimização de recursos. A infraestrutura tecnológica atual permite avaliar quais funções podem ser realizadas fora do ambiente tradicional de trabalho, contribuindo para uma maior eficiência e adaptação às necessidades individuais dos colaboradores.

O professor Alex Alves destacou a importância da gestão da motivação no serviço público, especialmente em um contexto de transformações rápidas e crescentes demandas por flexibilidade e inovação. "É fundamental que as pessoas se sintam integradas e compreendam os resultados do seu trabalho. Não podemos tratá-las como máquinas, simplesmente produzindo, sem entender o impacto do que fazem. Precisamos revisitar nosso mindset enraizado ao longo de décadas para nos adaptarmos, tanto como profissionais de gestão de pessoas quanto como indivíduos imersos nas dinâmicas diárias de trabalho."

Além do teletrabalho, o professor abordou a emergência de novas agendas na gestão de pessoas, como a agenda ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). Essas agendas estão se tornando cada vez mais relevantes nas estratégias organizacionais, incluindo o setor público, e são fundamentais para atrair e reter talentos alinhados com valores sustentáveis e de responsabilidade social.

Por fim, o diretor de gestão corporativa da ENAP, Liconln Moreira, compartilhou ideias sobre o uso de analytics, para a otimização da alocação de pessoas no serviço público. Ele destacou iniciativas como o curso de formação para os aprovados no CPNU e os projetos que visam melhorar a mobilidade e a eficácia dos servidores. "Estamos utilizando análise comportamental para alocar melhor os servidores, garantindo um match entre o perfil individual e as necessidades da função. Isso não só aumenta o engajamento, mas também melhora a produtividade organizacional”.

SOUGOV

A programação do evento contou com uma sessão solene de comemoração aos três anos do SOUGOV, a plataforma de gestão pessoas do Governo Federal gerida pelo MGI. Desde sua implementação, o SOUGOV.BR tem se consolidado como uma plataforma essencial para líderes, servidores ativos, aposentados, pensionistas, estagiários, ex-servidores, anistiados, e cidadãos interessadas em oportunidades de cargos sem vínculo com a administração pública, por exemplo. Conectando mais de 1,27 milhão de pessoas a mais de 200 órgãos em todo o país, o aplicativo permite que os usuários consigam acessar mais de 180 serviços de forma centralizada e acessível. O que antes era feito em diferentes canais e de forma burocrática, com maior exigência de informações e documentos, agora é realizado de forma simplificada.

Lançamento

O Encontro do SIPEC também foi marcado pelo lançamento de duas revistas dedicadas à área de gestão de pessoas: a Revista GP em Ação e a Revista GP em Evidência. As publicações foram cuidadosamente elaboradas para fornecer insights profundos, análises especializadas e compartilhar as melhores práticas no campo da gestão de pessoas, visando não apenas informar, mas também inspirar e capacitar profissionais em suas jornadas de desenvolvimento. Com artigos de especialistas, estudos de caso relevantes e entrevistas com líderes do setor, as revistas se propõem a ser uma fonte de conhecimento essencial para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades e aprofundar seu entendimento sobre os desafios e tendências da gestão de pessoas no serviço público brasileiro. 

Oportunidades e desafios nas carreiras públicas

Encerrando o primeiro dia do evento, uma roda de conversa sobre “Carreiras no Poder Executivo Federal: oportunidades e desafios” trouxe discussões em torno do gerenciamento de carreiras da Administração Pública Federal, alternativas para melhoria remuneratória e transversalidade como forma de gestão estratégica de pessoas no Governo Federal.

O debate contou com a participação da secretária adjunta de Gestão e Inovação (Seges), Kathyana Buonafina, do coordenador de Estruturas Remuneratórias de Carreiras da SGP, Douglas Andrade da Silva, e da coordenadora-geral de Arquitetura de Carreiras da SGP, Delciene Pereira. A mediação ficou por conta de Talitha Pedrosa, líder do ConectaGente.

Em sua fala, Buonafina destacou a necessidade de um olhar para o futuro, com foco em carreiras que permitam a mobilidade de servidores e servidoras. Para ela, a transversalidade é “riquíssima” e oportuniza uma troca de experiências e aprendizados que gera muito valor e resultados para a Administração Pública. “Valorizar os profissionais, pensar em competências transversais e de lideranças é o horizonte que precisamos amadurecer para as carreiras do futuro no serviço público”, avaliou.

Sobre o Encontro Nacional de Gestão de Pessoas

O Encontro Nacional de Pessoas do SIPEC é uma iniciativa do Ministério da Gestão e conta com a participação de mais de 500 gestores e profissionais de gestão de pessoas atuantes nos mais de 200 órgãos e entidades integrantes do Sipec, do Executivo Federal. O evento vai até o dia 20 de junho, no auditório do DNIT.

As palestras do evento estão sendo transmitidas no canal do MGI no Youtube. 

Finanças, Impostos e Gestão Pública
Tags: EVENTOSSIPECGESTÃO DE PESSOASPGDENAPANEEL
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