Notícias
Reconhecimento
LideraGOVer Jane Reis é homenageada em premiação nacional que reconhece a força das mulheres negras
Jane Reis
Em uma cerimônia marcada por representatividade e protagonismo, a servidora pública Jane Reis, integrante da turma 4.0 do Programa LideraGOV, foi uma das 28 mulheres negras homenageadas na 4ª edição do Prêmio Mulheres Negras que Movem a Terra. O evento aconteceu no dia 25 de julho, em Uberlândia (MG), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
A seleção das homenageadas foi feita a partir de uma escuta atenta e sensível de suas trajetórias, marcadas por coragem, inovação e contribuição comunitária. Mais do que reconhecer nomes já consolidados, a premiação busca destacar aquelas mulheres que, mesmo sem se enxergarem como referência, tornaram-se fonte de inspiração e força para outras mulheres negras ao redor do país.
Idealizado por Alessandra Fabyane, fundadora da União das Influencers e Empreendedoras e do projeto Conexão Melanina, o prêmio celebra trajetórias potentes de mulheres negras que impactam positivamente suas comunidades por meio da arte, educação, cultura, empreendedorismo, cuidado e liderança. A proposta é valorizar histórias que muitas vezes permanecem à margem da visibilidade, mas que movimentam estruturas sociais, culturais e políticas em suas realidades.
"A mulher que abriu os caminhos para este prêmio foi a admirável e potente Alessandra Fabyane, influenciadora digital, mulher negra incansável, que nunca se deixou abater pelos inúmeros nãos recebidos e que, mesmo enfrentando o racismo às vésperas da premiação, não hesitou em seguir firme. Sua trajetória é, por si só, um ato de coragem e inspiração. Esta homenagem fortalece, por um lado, as mulheres negras e, por outro, toda a sociedade, negra e não negra, na luta contra o racismo e a misoginia. Esse reconhecimento ressalta as diversas nuances e perspectivas das ações concretas realizadas por essas mulheres em seus múltiplos lugares de fala, ações que geram profundo impacto social", afirma a QuilomboGOVer homenageada.
Influência do Programa LideraGOV na conquista da homenagem
Jane Reis pontua a importância do Programa LideraGOV na sua jornada pessoal e profissional. "É impossível não perceber a transversalidade entre o LideraGOV e o espírito do QuilomboGOV nesse processo. Afinal, ser uma Mulher Negra que Move a Terra é, também, um desdobramento de ter integrado o mais importante programa de formação de lideranças negras do serviço público federal. Um exemplo disso foi a ampla repercussão, nos coletivos negros de mulheres de Uberlândia, do livro intitulado Mulheres Negras no Serviço Público Federal, especialmente do meu capítulo intitulado “Escrevivências de uma líder preta sobre a busca contínua de sua melhor versão" (p. 87 a 94). Muitas mulheres se reconheceram nas linhas e entrelinhas desse texto", enfatiza a LideraGOVer.
Para a servidora, o reconhecimento no 4º Prêmio Mulheres Negras que Movem a Terra reforça a importância de ocupar espaços com identidade e propósito. Segundo ela, a homenagem recebida é também um convite para que mais mulheres negras se reconheçam como potentes e capazes de mover o mundo com suas ações, ideias e afetos.
"Este prêmio reflete as palavras de Conceição Evaristo ao falar sobre sua candidatura à Academia Brasileira de Letras: “O importante não é ser a primeira, o importante é abrir caminhos.” Ou seja, não se trata da Jane Reis, mas da mulher negra e do legado que ela carrega na estrutura social. Este reconhecimento é uma forma de afirmar que nós, mulheres negras, existimos, resistimos e trabalhamos arduamente, ocupando diferentes funções e papéis sociais em nossos territórios, muitas vezes historicamente invisibilizados. Ser Mulher Negra que Move a Terra é um ato coletivo e antirracista. É sobre a urgência de uma sociedade social e etnicamente referenciada e sobre uma perspectiva de futuro em que o êxito deixa de ser celebração individual para se tornar um legado construído e compartilhado racialmente", finaliza Jane Reis.
Sobre Jane Reis
Mulher preta, mãe, esposa, pesquisadora e servidora pública federal, a LideraGOVer constrói, segundo ela, uma trajetória marcada pelo compromisso com a equidade racial e a promoção da educação antirracista no Brasil. "Alio ancestralidade, formação acadêmica e atuação institucional em uma luta que é, antes de tudo, pessoal e coletiva", pontua Jane.
Doutora e mestra em Educação, a servidora também é cientista social, pedagoga e possui certificação em Estudos Afro-Latino-Americanos pela Universidade de Harvard. Atualmente, atua na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e como docente no ensino superior. Além da formação e engajamento político-educacional, Jane se destaca pela autenticidade. Comunicativa, bem-humorada e sempre pronta para abraçar novas oportunidades, ela traz nas estampas de onça um símbolo pessoal de identidade e força. Orgulhosa de sua trajetória e consciente da importância de ocupar espaços de poder, Jane celebra seu lugar de fala e reforça sua presença em uma rede de mulheres negras que transformam realidades.