Notícias
RECONHECIMENTO
LideraGOVer é homenageado na Câmara de Vereadores de Petrópolis/RJ por sua trajetória acadêmica e profissional
Ueliton da Costa Leonidio
O egresso da turma 4.0 do Programa LideraGOV, Ueliton da Costa Leonidio, foi um dos homenageados em solenidade realizada em 8/9 na Câmara de Vereadores de Petrópolis, no Rio de Janeiro. O evento celebrou os 60 anos da regulamentação da profissão de Administrador e reconheceu a trajetória acadêmica, profissional e as contribuições do LideraGOVer à administração pública, com ênfase em inovação, gestão e liderança.
Este ano, a comemoração tem um significado especial: marca o Jubileu de Diamante da Administração, um mês histórico de homenagens e troca de conhecimento que reafirma a relevância da profissão de Administrador na construção de uma gestão pública e privada cada vez mais eficiente, ética e estratégica.
A sessão solene reuniu representantes do setor público, da iniciativa privada, professores, acadêmicos e profissionais da área, reforçando a importância da Administração na condução e fortalecimento das políticas públicas.
Reconhecimento
Para Ueliton, a menção honrosa representa uma valorização de sua trajetória e de todos os administradores. "Foi emocionante receber essa homenagem na Câmara de Vereadores de Petrópolis. Representar administradoras e administradores do município e ter minha trajetória reconhecida é muito especial. Para mim, foi como reviver um filme da vida, com desafios, conquistas, aprendizados e o apoio de tantas pessoas que fizeram parte dessa caminhada", ressalta.
Na oportunidade, o egresso da turma 4.0 do Programa LideraGOV de Desenvolvimento de Líderes também reforçou o valor do ofício que escolheu exercer. "Para mim, ser administrador é realizar, impactar, engajar, inspirar, trazer soluções e enxergar o mundo como um lugar de oportunidades, onde posso aprender e colocar minha profissão em prática. Nosso trabalho é essencial, pois nos dá a visão de como as engrenagens funcionam em conjunto e do impacto de cada uma delas no sistema, desde a percepção institucional até a operacional", salienta.
Gestão e liderança
A formação de Ueliton como administrador tem sido determinante para sua atuação no serviço público, permitindo que contribua em diversas áreas do Campus Petrópolis (CEFET/RJ), incluindo compras, gestão de pessoas, atuação no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e na aplicação de tecnologias no dia a dia.
Segundo ele, os principais desafios da profissão hoje estão na conciliação entre inovação e pessoas, especialmente diante da necessidade de adaptar processos à cultura organizacional e lidar com o ambiente político e social. "Superar essas demandas exige sabedoria e liderança, competências que considero centrais para o exercício da Administração. Letrar, adotar e usar as tecnologias tem sido um desafio, que passa principalmente pela cultura organizacional. E, mais do que nunca, lidar com o ambiente social e, consequentemente, com as pessoas, tem exigido muita sabedoria, e passa exatamente pelo que amo, que é a liderança", pontua.
Além de atuar na administração pública, Ueliton também se dedica à formação de novos administradores, ressaltando a importância de competências essenciais para a profissão. "Ser disruptivo, aberto a mudanças, saber se comunicar, construir redes, aprender continuamente, liderar com escuta ativa e lidar com pessoas são habilidades fundamentais", afirma.
O servidor enfatiza ainda o valor do autoconhecimento, que permite ao profissional encontrar seu propósito e potencializar sua atuação. "As demais competências, de caráter técnico, incluem ter visão desde o planejamento até a execução, administrar de forma harmoniosa as diversas variáveis e compreender que nenhuma conquista é alcançada individualmente", complementa.
Entre os projetos que marcaram sua trajetória no serviço público, Ueliton destaca o Programa LideraGOV como o de maior impacto, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. "Essa experiência possibilitou construir laços profundos com colegas, além de refinar minha visão política, estratégica e institucional, o que me trouxe ferramentas práticas para otimizar o trabalho no meu dia", finaliza.
Saiba mais sobre o LideraGOVer
Ueliton da Costa Leonidio é natural de Petrópolis, pai, marido, vegetariano e apaixonado por aventuras, pedaladas e contato com a natureza. Acima de tudo, gosta de gente!
Servidor público e LideraGOVer, atua no CEFET-RJ, em Petrópolis, na área de administração e compras, atualmente como gerente administrativo substituto e responsável pela gestão dessas unidades.
Possui sólida formação acadêmica: é Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pelo CEFET-RJ, com linha de pesquisa em inovação; Mestre em Administração pelo IBMEC; possui MBA em Ciência de Dados pelo IGTI/XPE e MBA em IA para Negócios - Exame/Saint Paul; e é graduado em Administração pela Universidade Católica de Petrópolis.
Atua também como docente na Católica de Petrópolis, onde coordena o curso de Administração. Suas paixões incluem educação, pessoas, docência e pesquisa, com foco em dados, inovação, projetos, sustentabilidade e diversidade.
Sobre o Programa LideraGOV
O LideraGOV é uma política de Estado e tem como objetivo formar lideranças humanas e inovadoras preparadas para assumir funções estratégicas, oferecendo uma experiência transformadora de desenvolvimento de competências e promovendo uma rede interinstitucional que fortalece o desenvolvimento profissional no setor público.
O Programa tem como uma de suas fases a formação de uma rede de lideranças: a Rede LideraGOV. Essa Rede tem como propósito consolidar vínculos entre egressos, ampliar a visibilidade do Programa, promover o desenvolvimento contínuo de lideranças inclusivas e diversas e incentivar a troca de experiências.
O LideraGov tem como missão formar novas lideranças no serviço público, com mais diversidade e conexão com a realidade do país. A atual turma é composta por 58% de pessoas negras, 32% de pessoas com deficiência, representantes de 15 unidades da Federação e 29 órgãos diferentes, com paridade de 50% entre mulheres e homens.