A Rede LideraGOV faz parte do Programa de Desenvolvimento de Líderes e tem como objetivos:
- impulsionar o vínculo entre os egressos do Programa;
- fomentar a consolidação do Programa como política permanente de desenvolvimento de líderes da administração pública federal;
- propiciar condições favoráveis de visibilidade do Programa e de seus egressos entre órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) e demais espaços da sociedade civil;
- integrar plataformas e fóruns de discussão que assegurem a visibilidade do Programa e de seus egressos;
- fomentar o processo de desenvolvimento das capacidades dos egressos do Programa;
- contribuir para a consolidação de uma cultura orientada por valores alinhados ao interesse público, no exercício da liderança;
- atuar na efetivação de iniciativas orientadas para a troca de conhecimentos e de experiências relacionados ao exercício da liderança na área pública;
- incentivar a implementação de estratégias para o efetivo acompanhamento funcional dos egressos do Programa; e
- fomentar estratégias para mapeamento e monitoramento das redes de relacionamentos dos egressos.
A Rede LideraGOV foi formalmente implementada pela Portaria Conjunta SGP-ENAP/SEDGG/ME Nº 37, de 6 de maio de 2022.
Conheça os egressos que fazem parte da Rede LideraGOV.
Veja as metas da Rede LideraGOV provenientes da 1ª Oficina de Planejamento da Rede LideraGOV.
Acesse os projetos definidos na 2ª Oficina de Planejamento da Rede LideraGOV.
Como funciona a Rede LideraGOV
Integrantes
A Rede LideraGOV é formada pelos egressos do Programa de Desenvolvimento de Lideres que manifestaram interesse em ser integrantes do grupo e foram designados por meio de Portaria.
Clique aqui e conheça os participantes da Rede.
Grupo Gestor
A Rede LideraGOV possui um Grupo Gestor, instância máxima deliberativa, sendo responsável por:
- gerir e promover atividades visando impulsionar o vínculo entre os egressos do Programa LideraGOV, bem como a troca de conhecimentos e de experiências relacionados ao exercício da liderança na área pública;
- atuar junto aos órgãos e entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional e demais espaços da sociedade civil, na promoção da Rede LideraGOV;
- atuar como instância consultiva e deliberativa em assuntos relativos à Rede LideraGOV;
- supervisionar as atribuições da Equipe de Moderação e Curadoria da Rede; e
- deliberar sobre quaisquer questões de sua competência e em relação a casos omissos.
O Grupo Gestor da Rede se reúne, em caráter ordinário, semestralmente e, em caráter extraordinário, sempre que necessário, a critério de seus integrantes.
Integram o Grupo Gestor da Rede LideraGOV dois representantes, titular e suplente, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); dois representantes, titular e suplente, da Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap); e dois egressos do Programa, como titular e suplente, eleitos pelos demais pares, e designados pela Portaria SGP/MGI nº 10.622, de 13 de setembro de 2024, alterada pela Portaria SGP/MGI n° 14.811, de 26 de dezembro de 2024, alterada pela Portaria SGP/MGI N° 5.827, de 27 de junho de 2025.
A eleição dos representantes dos egressos integrantes do Grupo Gestor da Rede LideraGOV é anual, realizada por meio de votação eletrônica instaurada e comunicada pela Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Equipe de Moderação e Curadoria
A Rede LideraGOV está hospedada em plataforma informatizada (LinkedIn) que é operacionalizada pela Equipe de Moderação e Curadoria, constituída por até três egressos do Programa, integrantes da Rede, indicados e designados pelos membros do Grupo Gestor.
A Equipe de Moderação e Curadoria é responsável por:
- manter a Rede ativa na plataforma informatizada, realizando publicações periódicas e estimulando o compartilhamento de boas práticas relacionadas ao tema liderança;
- atuar como moderador nas discussões e zelar pela governança da Rede;
- manter as discussões da Rede alinhadas às diretrizes do órgão central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec);
- manter o histórico atualizado da estratégia editorial e de todas as atividades inerentes à Rede na plataforma, para o repasse das informações a cada mudança na composição da Equipe de Moderação e Curadoria da Rede; e
- zelar pela manutenção do cadastro atualizado de integrantes da Rede na plataforma informatizada.
Clique aqui e confira os egressos integrantes da Equipe de Moderação e Curadoria.