Notícias
GESTÃO E LIDERANÇA
Nova Equipe de Moderação e Curadoria da Rede LideraGOV assume funções estratégicas
A nova Equipe de Moderação e Curadoria da Rede LideraGOV iniciou oficialmente suas atividades com a missão de reforçar a governança participativa e estratégica da Rede, consolidando-a como um espaço qualificado de troca de experiências e construção coletiva voltada à valorização da liderança na administração pública federal.
Designado por meio da Portaria DECAR/SGP/MGI nº 7.447, de 24 de julho de 2024, publicada no Diário Oficial da União, o grupo tem como responsabilidade assegurar a continuidade das ações da Rede no ambiente digital, promover o engajamento dos egressos do Programa LideraGOV e garantir coerência entre as diretrizes institucionais e a atuação participativa que caracteriza a Rede.
Segundo Priscila Aquino, coordenadora-geral de Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a nova equipe será responsável por garantir o fortalecimento da Rede LideraGOV, seu alinhamento institucional e a continuidade das ações colaborativas entre os participantes do Programa LideraGOV.
"Entre as principais responsabilidades desse time estão a manutenção da Rede ativa na plataforma digital escolhida pelos egressos, no caso o LinkedIn, com publicações periódicas e estímulo ao compartilhamento de boas práticas em liderança voltada para a inovação. Também caberá ao grupo atuar diretamente nas discussões promovidas no ambiente virtual, zelando pela qualidade dos debates e pela governança da Rede", pontua.
Programa LideraGOV como política de Estado
Eduardo Almas, diretor de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas do MGI, ressalta a importância da Equipe de Moderação e Curadoria para o fortalecimento dos laços entre os egressos e a consolidação de uma cultura integrada e orientada a iniciativas propositivas na administração pública.
"A Rede LideraGOV é feita de pessoas que acreditam no poder transformador da liderança pública. A nova Equipe de Moderação e Curadoria tem um papel essencial, que é o de cuidar desse legado coletivo, estimular conexões significativas e manter viva a energia colaborativa que move a Rede. É por meio desse trabalho que consolidamos uma cultura de gestão ética, inclusiva e comprometida com o bem comum, destacando o Programa LideraGOV não apenas como um curso de qualificação, mas como uma política de Estado voltada à formação de novas lideranças inovadoras para o serviço público, com ações afirmativas previstas para promover a diversidade e a inclusão", salienta.
Regras para garantir ambiente de diálogo respeitoso e alinhado à gestão participativa
Com o objetivo de assegurar um espaço de convivência qualificado, respeitoso e coerente com a proposta da Rede LideraGOV, foram estabelecidas vedações explícitas para a participação nas discussões e interações realizadas no grupo do LinkedIn. As regras visam preservar o foco temático e a integridade das trocas entre os egressos.
Clique aqui para acessar as proibições nas comunicações da Rede LideraGOV.
A normatização visa contribuir para o fortalecimento da governança da Rede e o cumprimento de sua função como espaço de intercâmbio entre os egressos do Programa LideraGOV.
"As medidas reforçam o compromisso do MGI com a construção de ambientes digitais seguros, éticos e centrados no desenvolvimento de lideranças públicas comprometidas com os princípios da administração pública e com a promoção do bem comum", complementa Eduardo Almas.
Comunicação como ferramenta de transformação e pertencimento
Para Ane Silva, egressa do Programa LideraGOV e membro da Equipe de Moderação e Curadoria, o grupo tem papel essencial na construção da identidade e da memória coletiva da Rede LideraGOV.
"Somos responsáveis por cuidar da forma como a Rede se comunica com seus integrantes e com a sociedade, garantindo coerência entre discurso e prática. Mais do que compartilhar conteúdos, nosso trabalho é fortalecer vínculos, dar visibilidade às trajetórias inspiradoras da Rede e criar espaços seguros de troca. A comunicação é estratégica porque conecta, mobiliza e consolida o valor público da Rede enquanto política de Estado", destaca.
Ane aponta as primeiras iniciativas que a equipe pretende implementar. "Nossa prioridade inicial é estruturar os canais de comunicação interna da Rede, como um grupo fechado no LinkedIn. Esse canal será um espaço oficial para divulgar eventos, celebrar conquistas, compartilhar boas práticas e reforçar o senso de pertencimento entre os membros da Rede. Além disso, desenhamos um plano de comunicação estratégica com o objetivo de valorizar a atuação dos egressos e fortalecer a imagem da Rede LideraGOV junto a públicos-chave, como gestores públicos, lideranças institucionais e órgãos de governo. Queremos que cada pessoa que passou pelo LideraGOV se reconheça na comunicação da Rede e que mais pessoas conheçam o impacto transformador dessa política pública para a alta gestão do Estado brasileiro", enfatiza.
Por fim, Ane complementa que a expectativa é de uma atuação colaborativa, respeitosa e criativa. "Somos um time diverso, com experiências complementares, o que é uma riqueza para a curadoria da Rede. Tenho certeza de que, juntas e juntos, vamos construir uma comunicação estratégica, afetiva e representativa, à altura do que o LideraGOV representa para a administração pública brasileira: uma liderança que transforma, com ética, inclusão e compromisso com o bem comum", finaliza a servidora, que é também chefe da Comunicação Social da SENAPPEN/MJ.