Notícias
Liderança e representatividade
Mychelle Monteiro, egressa do Programa LideraGOV, assume diretoria do INCQS/Fiocruz e se torna a primeira mulher negra no cargo
Na última sexta-feira, 25/7, o auditório Sérgio Arouca, no Rio de Janeiro, foi palco de um momento histórico para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Mychelle Alves Monteiro, egressa da 4ª edição do Programa LideraGOV, tomou posse como diretora do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), tornando-se a primeira mulher negra a ocupar esse cargo na instituição.
A nomeação da LideraGOVer representa um marco não apenas para a Fiocruz, mas também para o serviço público federal, ao reforçar o compromisso com a equidade racial e com a valorização da diversidade nos espaços de liderança.
A posse foi celebrada com entusiasmo por representantes da Fiocruz, colegas de trabalho e integrantes da Rede LideraGOV, que reconhecem na conquista de Mychelle um passo significativo na construção de uma administração pública federal mais plural, competente e comprometida com a inclusão e a representatividade.
"Assumir a direção do INCQS é uma honra imensa, que me faz olhar para trás, reconhecer quem veio antes de mim e, ao mesmo tempo, olhar para frente com responsabilidade. A escolha da data da posse não é aleatória: no dia 25 de julho celebramos o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e também o Dia Nacional de Tereza de Benguela, datas que nos convidam a reverenciar nossas ancestrais, mulheres negras que abriram caminhos para que outras, como eu, pudessem sonhar, ocupar espaços e fazer história", destaca Mychelle.
Trajetória marcada pela ciência e pela educação pública
Nascida no bairro do Pombal de Cascadura, subúrbio do Rio de Janeiro, a LideraGOVer construiu uma trajetória de vida marcada pela dedicação aos estudos, pelo compromisso com a ciência e pela valorização da educação pública.
Mulher negra, a servidora pública sonhou desde cedo com um futuro diferente. Foi aluna da rede pública de ensino. Cursou o ensino fundamental na Escola Municipal Senador Francisco Gallotti e o ensino médio no Colégio Estadual Visconde de Cairu. Sua paixão pela ciência surgiu no curso técnico de Química da então Escola Técnica Federal de Química, hoje Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), onde descobriu o universo da Química, área que viria a transformar sua vida.
Graduou-se em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense. Durante a graduação, iniciou sua trajetória no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) como terceirizada, atuando como técnica de laboratório. Posteriormente, concluiu o mestrado e o doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Aprovada em dois concursos públicos na Fiocruz, Mychelle assumiu, primeiro, como técnica e, mais tarde, como pesquisadora em saúde pública. Atuou com foco em alimentos e medicamentos, construindo uma carreira orientada pelos princípios da ciência, da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e do compromisso com o serviço público.
Hoje, a LideraGOVer ocupa um cargo de liderança na instituição onde iniciou sua jornada científica, um símbolo de perseverança, mérito e representatividade.
"Desde cedo, diziam que eu tinha perfil de liderança, que eu era uma líder nata. E talvez seja verdade. Minha primeira experiência de liderança foi ainda na infância, quando fui eleita representante de turma no Gallotti. De lá pra cá, estive sempre ao lado das pessoas, lutando por justiça, equidade e pelo bem coletivo. Meu sonho de dirigir o INCQS nasceu dessa paixão e desse senso de responsabilidade, um sonho que se fortaleceu com o desejo de ver este Instituto ocupar o lugar de destaque que merece", enfatiza Mychelle.