Times que transformam ideias em resultados

- .

Times que transformam ideias em resultados
Por trás de cada transformação no serviço público brasileiro existe um time que dedica talento, energia e compromisso a um propósito maior: servir à sociedade. No caso do LideraGOV, essa força vem do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A partir da 4ª edição, o Programa passou a contar também com o apoio do Ministério da Igualdade Racial (MIR), ampliando seu alcance e reforçando o seu compromisso com a diversidade, inclusão e a representatividade.
O papel do MGI: onde nasce a visão que transforma lideranças em política de Estado
A Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SGP/MGI) é o órgão estratégico responsável pela política de gestão de pessoas na administração pública federal. Cabe a ela formular, coordenar e alinhar ações que fortalecem as capacidades estatais e valorizam quem faz o serviço público acontecer: as pessoas.
À frente dessa missão, no campo do desenvolvimento de servidores, está Eduardo Almas, diretor de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas e idealizador do Programa LideraGOV.
Inspirado por sua experiência no Programa Líderes Cariocas, da Prefeitura do Rio de Janeiro, instituição da qual é servidor, Almas trouxe para o debate sobre desenvolvimento de lideranças um aprendizado pessoal e institucional valioso: o de que liderar é servir, inspirar e inovar.
Sua trajetória, visão e dedicação contribuíram para a construção de um projeto que hoje é política de Estado, capaz de formar lideranças inovadoras, éticas e, sobretudo, comprometidas com a transformação do Estado. Sob sua liderança, o MGI implantou e consolidou o LideraGOV como referência na promoção de um novo paradigma de desenvolvimento de líderes no setor público.
Ao seu lado está Priscila Aquino, coordenadora-geral de Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas. Líder por vocação, ela imprime o olhar que transforma diretrizes em caminhos, desafios em oportunidades e equipes em redes de aprendizado, assegurando que o desenvolvimento de servidores dialogue com um Estado mais inclusivo, moderno e orientado a resultados que gerem impacto positivo na sociedade.
Além de sua atuação técnica e estratégica, Priscila integra o Grupo de Desenvolvimento de Líderes do Futuro e preside o Grupo Gestor da Rede LideraGOV, instâncias responsáveis pela governança e pelo direcionamento estratégico do Programa e de sua rede. Nessas frentes, articula com lideranças de diferentes órgãos e regiões, garantindo que a Rede LideraGOV permaneça viva, autônoma e vibrante.
A sustentação técnica e criativa do LideraGOV conta com a dedicação das servidoras Sílvia Barros e Priscila Lopes, que compõem a coordenação do Programa e atuam como gestoras da Divisão de Inovação em Desenvolvimento de Pessoas do MGI.
Com visão estratégica e sensibilidade humana, elas asseguram a coerência entre política e prática, transformando diretrizes em experiências concretas de formação. Além de apoiarem a execução das ações, são responsáveis pelo fortalecimento da Rede LideraGOV, promovendo a integração dos egressos e fomentando iniciativas que mantêm viva a energia e a autonomia dessa rede de líderes. Juntas, lideram as estratégias de comunicação e engajamento, garantindo a visibilidade institucional e o fortalecimento da identidade do Programa.
Sílvia Barros também integra o Grupo Gestor da Rede LideraGOV e o Grupo de Líderes do Futuro.
A equipe do MGI conta ainda com o apoio de Eloísa Dias e do estagiário Vitor Marques, que oferecem suporte administrativo e operacional às ações do Programa, traduzindo em organização e cuidado o compromisso que move o time.
O MGI acredita que investir em pessoas é investir em um futuro de maior valor público. O LideraGOV nasceu desse ideal: o de que as inovações no serviço público começam pela qualificação e transformação de quem o lidera.