Da inspiração à política de Estado: a origem do LideraGOV e o legado do Programa Líderes Carioca
Toda política pública inovadora carrega, em sua origem, a marca de experiências que a antecederam e desenharam a trilha de aprendizagem institucional. Assim foi com o Programa LideraGOV de Desenvolvimento de Líderes, inicialmente concebido como projeto estratégico e hoje instituído como política de Estado voltada ao fortalecimento das lideranças da administração pública federal.
Sua estrutura, princípios e escopo conceitual foram, em grande parte, inspirados na trajetória exitosa do Programa Líderes Cariocas (PLC), desenvolvido pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro a partir de 2012.
A semente do LideraGOV foi plantada em 2019, a partir da visão e do propósito de Eduardo Almas, servidor público efetivo da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro desde 2001. Cedido ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) desde 2019, Almas identificou a importância de fortalecer a cultura de liderança na administração pública federal, com foco no desenvolvimento humano e na geração de resultados para a sociedade.
O Programa Líderes Cariocas tornou-se ponto de partida e referência nacional ao apresentar uma abordagem inovadora para a gestão de pessoas no setor público, fundamentada na valorização dos servidores efetivos com potencial de liderança, na formação contínua voltada para desafios concretos da cidade do Rio de Janeiro e na consolidação de uma rede de lideranças capazes de promover transformações a partir do interior da máquina pública. Ao longo dos anos, o PLC demonstrou ser possível aliar excelência técnica, inovação, compromisso social e efetividade na entrega de resultados, tendo a liderança pública como elemento central.
Esse modelo, baseado na identificação, desenvolvimento e projeção de lideranças estratégicas, serviu de referência para o desenho do Programa LideraGOV. Ao reconhecer os resultados consistentes alcançados pelo Programa Líderes Cariocas, o governo federal adaptou seus fundamentos à realidade e às necessidades da administração pública federal, respeitando suas especificidades institucionais, escala e complexidade.
Assim como seu antecessor municipal, o LideraGOV tem como propósito formar lideranças públicas capazes de impulsionar mudanças estruturais, implementar políticas públicas com mais eficácia e promover uma cultura organizacional orientada ao aprendizado, à colaboração, ao planejamento e à inovação.
A maior diferença entre os dois programas está na abrangência: enquanto o Programa Líderes Cariocas atua no contexto da gestão municipal, o LideraGOV tem alcance nacional, envolvendo órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, em todas as regiões do país. Há também diferenças estruturais importantes: a previsão de fases para além da fase do curso de qualificação.
Essa ponte entre o local e o federal revela uma maturidade institucional significativa: o reconhecimento de que a inovação na gestão pública pode emergir em qualquer esfera de governo. Ao transformar uma experiência municipal bem-sucedida em política pública federal, o poder executivo federal reafirma seu compromisso com a aprendizagem intergovernamental e com a valorização de boas práticas como estratégia de fortalecimento institucional.
Ao se inspirar no Programa Líderes Cariocas, o LideraGOV não apenas reconhece uma iniciativa exemplar, mas expande seu alcance e atualiza seu propósito. Assume a premissa de que liderar no serviço público é agir com visão estratégica, compromisso ético e responsabilidade com o futuro coletivo. Para isso, aposta na formação de lideranças preparadas, conscientes e comprometidas com a promoção do bem público.
Na sua 4ª edição, o LideraGOV deu um passo histórico e transformador. Pela primeira vez foi lançada uma turma extraordinária e exclusiva para servidores negros da administração pública federal.
Essa iniciativa representou muito mais do que uma nova edição: simbolizou a consolidação do LideraGOV como uma política de Estado comprometida com a promoção da equidade racial, da inclusão e da diversidade no serviço público. Ao abrir espaço para o desenvolvimento de lideranças negras, o programa reconhece talentos, histórias e trajetórias que historicamente foram invisibilizadas nas estruturas de poder.
Na 5ª edição do Programa LideraGOV, essa maturidade se expressa também no campo da paridade de gênero e na inclusão social, com a adoção de medidas concretas para ampliar a representatividade no serviço público. Pela primeira vez, o processo seletivo reservou vagas não somente para pessoas negras, como também para pessoas com deficiência, pessoas trans, quilombolas e indígenas, reafirmando o compromisso do Programa com a construção de uma liderança pública plural e mais conectada com a diversidade da sociedade brasileira.
Ao reconhecer que liderar no serviço público exige empatia, escuta ativa e compromisso com a equidade, o LideraGOV amplia sua missão: formar lideranças humanizadas e não apenas capacitadas tecnicamente, mas também comprometidas com a promoção de uma gestão pública mais inclusiva e diversa.
Nesse sentido, ao se inspirar no modelo do Programa Líderes Cariocas e atualizar seus fundamentos à luz dos desafios contemporâneos, o LideraGOV mostra que liderança pública também é espaço de reconhecimento e pertencimento, acolhimento e equidade social.
O que começou na cidade do Rio de Janeiro se transformou em política de Estado, com um olhar voltado para o futuro, um futuro em que o serviço público federal se reconhece, se renova e se diversifica para servir melhor à sociedade brasileira em toda a sua complexidade, considerando a diversidade e inclusão essenciais para um setor público de alto desempenho.
Mais do que replicar um modelo de sucesso, o LideraGOV é fruto de uma escuta institucional inteligente, capaz de reconhecer e transformar boas práticas em soluções de maior alcance. É, portanto, um exemplo de como o serviço público pode aprender com ele mesmo, valorizando o que dá certo, ajustando às realidades e promovendo políticas sustentáveis.
O caminho que começou na cidade do Rio de Janeiro e se estende a todo o país é símbolo de um novo tempo em que o talento público é reconhecido, desenvolvido e mobilizado como força vital para a reconstrução do Estado brasileiro.
O LideraGOV é um Programa que nasce da inspiração carioca, mas cresce como política de Estado inovadora, focada não apenas na preparação de líderes transformadores, mas também na inclusão, diversidade, paridade de gênero, representatividade social e geração de valor público nas entregas ao cidadão. Seu marco foi a Portaria Conjunta MGI/ENAP nº 59, de 20 de setembro de 2024, que alterou seu status de programa “piloto” para política pública permanente.
Que novas edições sejam realizadas, que a Rede LideraGOV se fortaleça continuamente e que, por meio de lideranças representativas, oriundas de todas as regiões do país, seja possível construir um futuro em que o Estado ofereça respostas cada vez mais efetivas aos anseios e desafios da sociedade brasileira