Notícias
WORKSHOP
SENAPPEN reforça integração com PRF em workshop sobre segurança nas rotas sul-americanas
Brasília/DF, 05/12/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) esteve presente no workshop "Rotas de Integração: Desafios e perspectivas para a PRF", realizado nesta quinta-feira (4) na Sede Nacional da Polícia Rodoviária Federal, em Brasília. O evento teve como foco o fortalecimento da segurança nos corredores logísticos que conectam o Brasil aos países vizinhos da América do Sul.
A participação do Secretário Nacional de Políticas Penais, André de Albuquerque Garcia, reforça o alinhamento institucional e a necessária aproximação entre SENAPPEN, a Polícia Penal Federal (PPF) e a PRF. Durante a cerimônia de abertura, o Secretário enfatizou que a eficiência no combate ao crime transnacional depende diretamente da sinergia entre as agências.
“Quando se fala em Segurança Pública, nós estamos sempre falando em integração entre as agências policiais, do trabalho cada vez mais pautado no que faz a Polícia Rodoviária Federal, de inteligência e equipamentos do Estado da melhor forma possível para oferecer segurança pública para o cidadão brasileiro e para os cidadãos sul-americanos", afirmou André Garcia.
O Secretário ainda cumprimento todos os policiais penais federais e estaduais pela data comemorativa de 04 de dezembro, que é considerada o Dia do Policial Penal, dizendo que a Polícia Penal “é uma força nova, pujante e que é fundamental para segurança pública do nosso país e é importante que tenhamos isso em mente”.
Contexto Técnico e Programação
O workshop aprofundou debates sobre rotas vitais para o desenvolvimento regional, como os Corredores Bioceânicos (que ligam o Atlântico ao Pacífico), a rota da Ilha das Guianas e o Quadrante Rondon. A programação técnica contou com painéis de especialistas do Ministério do Planejamento e Orçamento, Ministério das Relações Exteriores e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), abordando desde a articulação institucional até a inteligência externa e econômica aplicada à segurança viária.
O anfitrião do evento, Diretor-Geral da PRF, Fernando Oliveira, pontuou o desafio de garantir que a infraestrutura sirva ao progresso e não ao ilícito:
“Que esses corredores que vão levar desenvolvimento, levem apenas desenvolvimento, que a gente garanta a fluidez desse trânsito, para que esses corredores efetivamente funcionem e que a gente impeça, de forma forte, de forma civilizada, mas mantendo a força de uma polícia, a força necessária para impedir que esses corredores possam sequer serem pensados, serem utilizados pelo crime organizado".
Autoridades Presentes
O evento reuniu diversas lideranças do setor de segurança e planejamento, incluindo o Diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa; a Diretora de Inteligência da PRF, Nadia Zilotti; a Diretora do Departamento de Integração Regional do MRE, Daniela Benjamin; o Secretário de Articulação Institucional do MPO, João Victor Villaverde de Almeida; e o Presidente da FenaPRF, Tácio Melo da Silveira.
A presença da SENAPPEN neste diálogo reafirma o compromisso com uma segurança pública integrada, onde a expertise do sistema penal se soma à fiscalização viária para blindar as fronteiras e rotas estratégicas do país.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar