Notícias
INTELIGÊNCIA PENAL
SENAPPEN realiza a VI edição do Curso de Gestão de Fontes Humanas em Inteligência Penitenciária
Brasília/DF, 12/09/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) promoveu entre os dias 1 a 12 de setembro a sexta edição do Curso de Gestão de Fontes Humanas em Inteligência Penitenciária. Com carga horária de 80 horas-aula, a capacitação qualificou 27 servidores, entre policiais penais federais e estaduais convidados.
O curso reuniu servidores penitenciários do Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. A formação teve como foco o aprimoramento das competências técnicas e comportamentais necessárias à gestão de fontes humanas, promovendo a compreensão teórica e prática do processo de recrutamento, manutenção e proteção de fontes, bem como das estratégias para o desligamento ético e estratégico de fontes, além de desenvolver habilidades de inteligência emocional e comunicação eficaz em operações de inteligência penitenciária.
A formação foi promovida pela Escola Nacional de Serviços Penais (ESPEN), em parceria com a Diretoria de Inteligência Penal (DIPEN) da SENAPPEN. A iniciativa fortalece o compromisso da Secretaria em investir continuamente na qualificação dos servidores, fortalecendo as estratégias de inteligência e contribuindo para uma atuação mais eficaz no enfrentamento ao crime organizado no sistema penitenciário brasileiro.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar