Notícias
ESPEN
SENAPPEN realiza 2ª Reunião Técnica da Rede de Escolas de Serviços Penais de 2025
Brasília/DF, 26/09/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) realizou, nesta quinta-feira (25), a 2ª Reunião Técnica da Rede de Escolas de Serviços Penais (REspen), do ciclo 2025. O encontro teve como tema central a estruturação de Museus Penitenciários, com foco na preservação da memória institucional, no fortalecimento da cultura organizacional e na promoção da reflexão sobre a trajetória do sistema prisional brasileiro.
A programação reuniu representantes de escolas e academias estaduais de serviços penais de todo o país. A reunião foi mediada pelo diretor da Escola de Administração Penitenciária do Amazonas, Tales Renan, e contou com a participação do coordenador do Museu Penitenciário do Rio de Janeiro, Dr. José Paulo Morais, que compartilhou experiências sobre preservação de acervos, processos de institucionalização e o papel dos museus como instrumentos de educação patrimonial e reflexão social. Representantes do Paraná e de São Paulo também apresentaram iniciativas, avanços e desafios na construção e manutenção de acervos históricos.
Durante a reunião, a diretora da Escola Nacional de Serviços Penais (ESPEN), Dra. Stephane Araújo, ressaltou os desafios enfrentados pelas escolas estaduais e a importância de ações conjuntas entre a ESPEN e os estados para a execução do Plano Nacional Pena Justa que prevê, entre outras medidas, a criação de centros históricos, museus e memoriais como forma de preservar a memória institucional do sistema prisional.
O encontro reafirmou o compromisso da REspen em promover o intercâmbio de experiências, fomentar a cooperação entre as escolas e valorizar a memória do sistema penitenciário como instrumento de formação, identidade e transformação social.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12° andar