Notícias
INTELIGÊNCIA PENITENCIÁRIA
SENAPPEN promove capacitação de Técnicas de Entrevista em Palmas/TO e Sorriso/MT
Brasília/DF, 18/03/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), por meio da Diretoria de Inteligência Penitenciária (DIPEN), promoveu, entre os dias 11 e 13 de março, treinamentos em Técnicas de Entrevista nas cidades de Palmas/TO e Sorriso/MT. O treinamento teve como objetivo aprimorar a capacidade dos profissionais em obter informações precisas, confiáveis e relevantes durante interrogatórios, entrevistas investigativas e interações com detentos, testemunhas e outros envolvidos no sistema prisional.
Esse aprimoramento faz parte do portfólio de capacitações na área de Inteligência, ofertadas pela DIPEN aos entes federados, em busca de ampliar conhecimentos e habilidades dos agentes já iniciados na atividade de inteligência de segurança pública de diferentes instituições.
Foram proporcionados estudos da análise comportamental, permitindo a identificação de sinais de mentira, contradições e padrões de comportamento que possam indicar riscos ou oportunidades de coleta de inteligência. Além disso, o uso de abordagens estruturadas e éticas minimiza tensões, evita confrontos desnecessários e melhora a comunicação entre agentes e detentos, contribuindo para um ambiente prisional mais seguro. A capacitação também reforça a importância de entrevistas bem conduzidas para a identificação de lideranças criminosas, planos de fuga, entrada de ilícitos e outras ameaças ao sistema prisional, em prol da boa gestão da segurança penitenciária.
O treinamento em Palmas/TO contou com a participação de aproximadamente 30 discentes, incluindo membros da Polícia Penal do Tocantins (Seciju/TO), Polícia Militar do Tocantins (PMTO), Ministério Público do Tocantins (MPTO), Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).
Já em Sorriso/MT, a capacitação foi realizada em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), e cerca de 100 profissionais participaram da capacitação. Entre os órgãos presentes estavam representantes das Prefeituras de Sorriso, Sinop, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Várzea Grande; e agentes estaduais da SEJUS, SESP, Polícia Penal, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Politec, Defensoria Pública, Ministério Público Estadual e Tribunal de Justiça do Mato Grosso. No âmbito federal, participaram integrantes da ABIN, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Ministério do Trabalho, Controladoria-Geral da União (CGU), Receita Federal, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Também estiveram presentes profissionais da Terceira e da Décima Quarta Regiões Integradas de Segurança Pública (3.ª e 14.ª RISPs), que englobam os municípios de Sorriso, Sinop, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.
De acordo com a ABIN, esse é um eixo logístico estratégico entre as regiões Norte e Sul do país, que vem assistindo a embates crescentes entre forças de segurança e facções criminosas de base prisional.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar