Notícias
FICCO
SENAPPEN participa de operações da FICCO/PR que apreende celulares contrabandeados e captura foragido
Brasília/DF, 28/10/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) integrou duas operações deflagradas pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Paraná (FICCO/PR). As ações, realizadas no dia 23 de outubro, resultaram na apreensão de 87 aparelhos celulares ocultos em um carro de alto padrão, além da prisão de um homem com mandado de prisão em aberto no município e Ramilândia (PR).
A abordagem ao carro aconteceu no pátio de uma empresa de transporte de automóveis em Foz do Iguaçu, após informações indicarem que o veículo seria enviado para Osasco (SP) contendo produtos ilícitos escondidos.
Durante a vistoria, com apoio de uma câmera boroscópica, os policiais localizaram caixas dissimuladas sob os carpetes e nas colunas das portas. No interior, foram encontrados os aparelhos celulares, todos acondicionados para dificultar a detecção, inclusive em áreas estruturais do automóvel, que era blindado.
O veículo e o material apreendido foram encaminhados à Receita Federal, onde um exame confirmou a presença de outros compartimentos ocultos. Todo o conteúdo foi retido e permanece à disposição das autoridades competentes para as medidas legais cabíveis.
Em outra ação, a FICCO/PR prendeu um homem com mandado de prisão em aberto no município de Ramilândia. A ação ocorreu no âmbito da Operação Protetor, que atua na região de fronteira, após o recebimento de informações indicando que o homem estaria escondido em uma propriedade rural do município.
No local indicado, as equipes realizaram diligências e localizaram o foragido. Após a confirmação da identidade e do mandado judicial pendente, foi dada voz de prisão. O homem foi encaminhado ao Departamento Penitenciário em Medianeira (PR), e permanecerá à disposição da Justiça.
Força Integrada
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penal (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios.
Atualmente, a SENAPPEN integra a FICCO em 17 unidades federativas, sendo elas: Minas Gerais, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar