Notícias
FICCO
SENAPPEN participa de ações da FICCO que apreendem 1,7 toneladas de drogas
Brasília/DF, 12/01/2026 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) integrou, por meio da atuação da Polícia Penal Federal (PPF), operações deflagradas pelas Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) em cinco estados que resultaram na apreensão de 1,7 toneladas de drogas, prisão de foragidos da justiça e desarticulação de organizações criminosas.
Paraná
A FICCO/PR apreendeu 1.463 kg de drogas sendo transportados em um caminhão. A ação, no dia 11 de janeiro, teve início durante uma fiscalização de trânsito, e ao verificar a documentação do veículo, os policias constataram divergências entre a placa veicular registrada na nota fiscal e a do veículo. O motorista foi preso em flagrante.
Goiás
A FICCO/GO realizou a prisão de um foragido da justiça, no dia 9 de janeiro, após compartilhamento de informações entre as forças de segurança. O homem possuía mandado de prisão em aberto, expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), pelo crime de extorsão. Em outra ação no mesmo dia, a FICCO/GO prendeu outro foragido da justiça apontado como liderança de uma organização criminosa com atuação em Trindade (GO), o suspeito era procurado por envolvimento na fuga e explosão do Presídio de Trindade, em 2018.
Mato Grosso do Sul
A FICCO/MS apreendeu uma carreta carregada com 244,2 kg de drogas durante operação para desarticular esquema de tráfico de entorpecentes. A ação, realizada no dia 4 de janeiro, foi resultado de trabalho integrado que possibilitou o monitoramento e rastreio do veículo suspeito. O condutor foi preso e encaminhado para a unidade policial para as medidas legais cabíveis.
Ceará
A FICCO/CE prendeu, no dia 7 de janeiro, um homem acusado de envolvimento em uma tentativa de chacina ocorrida no município de Tauá (CE). Durante a ação criminosa, uma pessoa foi morta e outras três ficaram feridas.
Rondônia
A FICCO/RO deflagrou a Operação Iscariotes no dia 7 de janeiro, para o cumprimento de medidas judiciais no âmbito da investigação que apura o furto qualificado à agência da Caixa Econômica Federal, no município de Buritis (RO), ocorrido em janeiro de 2025. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em dois municípios, com autorização judicial para extração de dados armazenados em dispositivos eletrônicos.
Durante o crime, os invasores não conseguiram acessar o cofre principal, mas furtaram duas armas de fogo e 22 munições da empresa de segurança privada contratada. A apuração revelou que um funcionário da instituição teria fornecido informações internas sensíveis, além de custear despesas e alugar um imóvel para o grupo criminoso. Na tentativa criminosa, três indivíduos foram presos em flagrante nas imediações da agência.
Força Integrada
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penal (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios.
Atualmente, a SENAPPEN integra a FICCO em 17 unidades federativas, sendo elas: Minas Gerais, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar