Notícias
ESPEN
SENAPPEN lança o primeiro curso de Inteligência em Espanhol para servidores penais do Uruguai
Brasília/DF, 15/04/2025 - A Escola Nacional de Serviços Penais (ESPEN), por meio da Divisão de Educação a Distância (DEDi), está ofertando entre os meses de março e abril deste ano o primeiro Curso de Introdução à Inteligência Penitenciária (CIIPEN), em espanhol, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da ESPEN VIRTUAL.
O curso, com carga horária de 40 horas, iniciou em 20 de março e terminará em 26 de abril, com disponibilidade de 37 dias. Essa iniciativa representa um passo importante na capacitação dos servidores penitenciários, promovendo a integração e a eficácia das ações de inteligência penitenciária na América Latina.
O CIIPEN tem como objetivo apresentar conceitos básicos referentes à atividade de Inteligência, alinhada a Doutrina Nacional de Inteligência Penitenciária. O curso visa ampliar o referencial teórico e a prática para o desenvolvimento das ações de inteligência, além de uniformizar procedimentos e documentos, e ampliar a interação entre as agências. O curso é destinado a 15 servidores indicados pelo Centro de Formação Penitenciária do Ministério do Interior do Uruguai.
Pela primeira vez, ESPEN está ofertando um curso na modalidade EaD em outro idioma. Atendendo à solicitação do Centro de Formação Penitenciária do Ministério do Interior do Uruguai. Esta iniciativa faz parte da atuação em rede dentro do Projeto El Paccto - Programa Regional da União Europeia para Apoio ao Estado de Direito e à Segurança Cidadã na América Latina, no âmbito da cooperação regional comunitária para a América Latina e Caribe. O programa contempla cooperação institucional com 18 países da América Latina nas esferas penitenciária, policial e de justiça, com o intuito de assegurar maior eficácia à luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar