Notícias
FICCO
SENAPPEN integra operações realizadas pela FICCO e apreende mais de R$ 2 milhões de reais e 3 toneladas de drogas
Brasília/DF, 12/09/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) participou de quatro operações deflagradas pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) do Espírito Santo, Paraíba, Sergipe e Mato Grosso do Sul. As operações resultaram na desarticulação de esquemas de tráfico de drogas, no enfrentamento ao comércio ilegal de armas e na execução de mandados judiciais de prisão e busca e apreensão.
Espírito Santo
A FICCO/ES prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (12), dois indivíduos por lavagem de dinheiro, após flagrar a entrega de R$ 2 milhões em espécie. Um dos suspeitos atuava como “laranja” para ocultar a origem ilícita dos valores. A prisão foi realizada com base em documentação e depoimentos que confirmaram a tentativa de dissimulação patrimonial. Ambos foram encaminhados à unidade policial para os procedimentos legais.
Paraíba
A FICCO/PB deflagrou, no dia 10 de setembro, a Operação Cariri Sentinela para combater o tráfico de drogas e o comércio ilegal de armas. Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão nas cidades de São João do Cariri e Monteiro. A investigação apurou que o grupo atuava no tráfico de drogas e na circulação de armamento na região. As apurações também identificaram negociações para a comercialização de uma metralhadora de grosso calibre. As investigações prosseguem para identificar outros envolvidos no esquema. Os presos foram encaminhados ao sistema prisional e poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, comércio ilegal de arma de fogo e organização criminosa.
Sergipe
A FICCO/SE deflagrou a Operação Maskária para desarticular um esquema de tráfico de drogas em Itabaiana. Foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e dois de busca e apreensão, expedidos pelo Núcleo de Garantias do Estado de Sergipe no dia 10 de setembro. A investigação teve início em fevereiro, após a apreensão de 41 kg de maconha em um veículo na Rodovia SE-170, próximo a São Domingos. O grupo criminoso era responsável pela compra, transporte e distribuição de drogas na região. A Operação foi uma ação conjunta com o Departamento de Narcóticos da Polícia Civil (DENARC/PC/SE), o Grupo Tático Operacional da Polícia Penal (GTOP) e o Batalhão de Polícia da Caatinga (BPCaatinga).
Mato Grosso do Sul
Operação Protetor deflagrada pela FICCO/GO resultou na apreensão de cerca de 2,9 toneladas de maconha e 100 kg de skunk. A abordagem ocorreu na BR-267, em Bataguassu, onde um caminhão foi interceptado com a carga ilícita. O motorista foi preso em flagrante e encaminhado, junto com o material apreendido, à Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON/MS) para os procedimentos legais.
Força Integrada
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penal (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios.
Atualmente, a SENAPPEN integra a FICCO em 17 unidades federativas, sendo elas: Minas Gerais, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar