Notícias
FICCO
SENAPPEN integra operações da FICCO em quatro estados para desarticular o crime organizado
Brasília/DF, 29/09/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) participou de cinco operações deflagradas pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) em quatro estados. As operações resultaram na desarticulação de esquemas de tráfico de drogas, no enfrentamento ao comércio ilegal de armas e na execução de mandados judiciais de prisão e busca e apreensão.
Bahia
A FICCO/BA deflagrou a Operação Bomboniere, nesta sexta-feira (26), para desarticular um grupo criminoso envolvido na comercialização ilegal de armas e munições. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, duas prisões preventivas e bloqueio de ativos financeiros. Duas armarias clandestinas foram desativadas.
Segundo as investigações, o grupo teria vendido mais de 60 mil munições a facções criminosas, além de realizar manutenção e fabricação artesanal de armas e acessórios. Um dos investigados possuía registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC), o que facilitava o acesso a munições e peças adquiridas em lojas especializadas. Os presos poderão responder pelos crimes de comércio e posse ilegal de arma de fogo e associação criminosa. As apurações continuam para identificar outros envolvidos.
Rondônia
A FICCO/RO deflagrou a Operação Estilhaço para desarticular uma célula de organização criminosa atuante em Porto Velho. A ação, realizada nesta sexta-feira (26), cumpriu seis mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara de Garantias do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. As investigações, iniciadas a partir de denúncia anônima, apontam a tentativa de expansão da facção na região, com envolvimento em tráfico de drogas e porte ilegal de armas. O material apreendido será analisado e os suspeitos poderão responder por organização criminosa e outros crimes correlatos.
Sergipe
A FICCO/SE prendeu nesta sexta-feira (26) um homem que estava foragido da justiça. A prisão ocorreu na cidade de Itaporanga D’ajuda. O homem foi condenado pelo crime de estupro de vulnerável, ocorrido em 2009 na cidade de Areia Branca. Após o cumprimento do mandado, o foragido foi encaminhado ao sistema penitenciário para dar início ao cumprimento da pena.
Paraná
A FICCO/PR prendeu um homem que transportava 30 kg de maconha em um veículo abordado na BR-277. A operação foi desencadeada a partir de informações da FICCO/PR, que permitiram localizar o automóvel com os entorpecentes escondidos. O suspeito, o veículo e a droga foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, onde permanecem à disposição da justiça para os procedimentos legais cabíveis.
Em outra ação conjunta, a FICCO/PR cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão contra uma mulher condenada por envolvimento com organização criminosa e lavagem de dinheiro. A ação é um desdobramento da Operação La Muralla, iniciada em 2015 para desarticular rede de tráfico interestadual.
A condenada, natural do Amazonas, foi sentenciada pela Justiça Federal do estado a 10 anos de reclusão em regime fechado. Ela foi localizada em Cascavel (PR), onde seu marido, apontado como uma das principais lideranças de uma facção criminosa com base no Amazonas e ramificações no Rio de Janeiro, cumpre pena em presídio federal de segurança máxima.
Força Integrada
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios.
Atualmente, a SENAPPEN integra a FICCO em 17 unidades federativas, sendo elas: Minas Gerais, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar