Notícias
FICCO
SENAPPEN integra operações da FICCO em diversos estados contra o crime organizado
Brasília/DF, 19/12/2025 - A Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) integrou uma série de operações realizadas pelas Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) em diferentes estados do país, que resultaram em apreensões de drogas, prisões de foragidos da justiça e no cumprimento de mandados judiciais contra organizações criminosas com atuação interestadual.
Paraná
A FICCO/PR prendeu, nesta quinta-feira (18), um homem que transportava uma carga de eletrônicos oriundos de descaminho. A abordagem foi motivada por direção perigosa e resultou na apreensão de 2.985 aparelhos celulares. Após ser abordado, o motorista apresentou informações contraditórias e comportamento suspeito. O suspeito confessou que receberia R$ 3 mil para transportar a carga até o interior de São Paulo.
Mato Grosso do Sul
A FICCO/MS prendeu um integrante de organização criminosa com atuação interestadual nesta quinta-feira (18). O alvo vinha sendo monitorado pela FICCO/MS, a partir de levantamentos de inteligência que apontaram seu envolvimento direto com atividades ilícitas ligadas à organização criminosa.
No decorrer da operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão no endereço ligado ao investigado. Durante as buscas, as equipes localizaram grande quantidade de dinheiro em espécie, além de uma arma de fogo, munições, computadores, documentos e aparelhos celulares, o indivíduo foi preso em flagrante.
Distrito Federal
A FICCO/DF deflagrou a Operação Mosaico para desarticular estruturas locais de controle de organização criminosa atuante no DF e entorno. A ação reuniu mais de 100 policiais de diversas forças de segurança e cumpriu 17 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão temporária em 10 municípios.
Rondônia
A FICCO/RO deflagrou a Operação Abscício voltada ao combate de uma organização criminosa com atuação em diversos bairros da capital rondoniense. A operação, realizada nesta quinta-feira (18), desarticulou uma estrutura criminosa responsável por uma série de delitos: tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo e aplicação de sanções corporais por meio do chamado "tribunal do crime", com controle territorial sobre áreas habitadas por mais de 81 mil pessoas.
A investigação foi conduzida pela FICCO/RO e após trabalhos investigativos, identificou responsáveis por células territoriais, conselheiros que integram a cúpula decisória e porta-voz que atua como intermediário entre a liderança estadual e as células locais, incluindo estratégicas da organização, nomeação de lideranças, comercialização de material bélico e coordenação de atividades criminosas.
Piauí
A FICCO/PI deflagrou a Operação Calibre Letal, no dia 17 de dezembro, para desarticular organização criminosa envolvida com comércio ilegal de armas de fogo e munições no município de Parnaíba. Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados judiciais, sendo dois mandados de prisão e três mandados de busca e apreensão.
A ação é resultado de investigação conduzida no âmbito de inquérito policial, instaurado a partir de compartilhamento regular de provas autorizado pelo Poder Judiciário, que revelou a atuação coordenada de investigados vinculados a organização criminosa de abrangência nacional. As apurações apontaram a negociação, distribuição, compra e venda ilegal de armamentos e munições, com indícios de abastecimento da estrutura criminosa local.
Goiás
A FICCO/GO participou, no dia 14 de dezembro, de uma ação que apreendeu 155kg de drogas no Mato Grosso do Sul. Durante bloqueio policial em uma rodovia no estado, um veículo realizou uma manobra brusca de retorno e fugiu em alta velocidade. Após acompanhamento tático, o condutor perdeu o controle, e colidiu contra uma árvore, abandonando o veículo e fugindo. No interior do automóvel foram encontrados 10kg de haxixe, 105kg de maconha e 40kg de skank, configurando o crime de tráfico de drogas.
Em outra ação conjunta com outras forças de segurança, no dia 11 de dezembro, a FICCO/GO prendeu em flagrante um foragido da justiça vinculado a uma organização criminosa. O suspeito estava portando documentos de identificação falsos além de porções de drogas.
Bahia e Paraíba
A FICCO/BA e a FICCO/PB deflagraram a Operação Costa Segura, nesta segunda-feira (15), para desarticular uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas e violência armada com atuação nos dois estados. Foram expedidos 45 mandados de prisão preventiva, 32 mandados de busca e apreensão e 12 medidas assecuratórias de bloqueio de contas. Participam da operação mais de 200 policiais.
Santa Catarina
A FICCO/SC apreendeu 252kg de maconha em um veículo no município de Blumenau. Os policiais ainda constataram adulteração na placa de identificação do veículo e descobriram que o carro era roubado e oriundo de outra cidade. O motorista do veículo recebeu ordem de parada em um bloqueio policial, mas se recusou a obedecer, empreendendo fuga, após alguns quilômetros de perseguição, o motorista entrou na mata fechada, abandonou o veículo e conseguiu fugir a pé. O veículo e a droga foram apreendidos.
Ceará
A FICCO/CE prendeu, nesta terça-feira (16), um homem condenado por homicídio que estava foragido da justiça desde 2021. Contra o suspeito havia um mandado de prisão expedido pela Vara Única de Limoeiro do Norte (CE). Ele é acusado de praticar um homicídio na zona rural do município, em 2021. Após o crime, o homem se refugiou em Aquiraz, onde foi localizado.
Força Integrada
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) é uma iniciativa de integração entre diferentes órgãos de segurança pública e instituições de justiça, com o objetivo de combater de forma articulada e eficiente as organizações criminosas que atuam no Brasil. A Diretoria de Inteligência Penal (DIPEN) da SENAPPEN tem contribuído com a FICCO por meio da atuação de policiais penais federais, que trazem conhecimento especializado no monitoramento e combate ao crime organizado dentro e fora dos presídios.
Atualmente, a SENAPPEN integra a FICCO em 17 unidades federativas, sendo elas: Minas Gerais, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina e Distrito Federal. Essa cooperação reforça a importância da integração entre segurança pública e inteligência penitenciária na luta contra o crime organizado.
Divisão de Comunicação da SENAPPEN
imprensa.senappen@mj.gov.br | (61) 3770-5011
Edifício Sede, 12º andar